8 de dez. de 2010

Por que o Brasileirão é tão concorrido??

Muito provavelmente você se lembra que no ano passado o campeão do Brasileirão foi o Flamengo, e que o Fluminense quase foi rebaixado, se livrando da Série b na última rodada, quando rebaixou o Coritiba fora de casa.
Esse ano ocorreu totalmente o contrário. O campeão foi o tricolor, enquanto o time da Gávea brigou até as últimas rodadas para não ter que disputar a Série B.
Isso, se levarmos em conta ainda as recentes campanhas protagonizadas por Vasco e Botafogo, prova que as equipes cariocas são muito irregulares.
Porém, não são só os cariocas que são irregulares. Basta pensar em alguns clubes de fora do Rio de Janeiro. O Atlético Mineiro, nessa última década, caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, voltou, brigou por títulos, ganhou títulos, teve campanhas pífias e quase caiu novamente. As mesmas características são válidas para o Palmeiras, sem exceções.
Qual será que é o problema? Cheguei a duas respostas.
A primeira resposta possível é a de que o Mercado futebolístico aqui no Brasil é muito fraco, e os clubes brasileiros não conseguem segurar jogadores, que visam sempre a Europa. Com isso os clubes não conseguem manter os elencos por mais de uma temporada, e fazem times bons e ruins, tendo campanhas completamente diferentes, variando entre o cair para a Série B e ser campeão da Série A.
Já a segunda resposta possível é a de que os treinadores não param em seus clubes. A troca constante de técnicos faz com que mudem constantemente os métodos de trabalho. Ora o time é totalmente retranqueiro, ora o time é bastante ofensivo. Ora são dois ou três atacantes, ora apenas um, fazendo o papel de pivô, centro-avante.
Enquanto o ponto de vista dos clubes brasileiros não mudar, continuarão havendo ótimas e péssimas campanhas dentro dos mesmos clubes em dois anos diferentes. Mas tem uma coisa: a partir do momento em que os grandes clubes não trocarem tanto assim de elencos e treinadores, o Brasileirão deixará de ser o campeonato mais disputado do mundo, pois os grandes times estarão sempre brigando por títulos, e os pequenos estarão sempre brigando lá em baixo, sem nenhuma mudança de um ano para outro. Então talvez isso seja até bom, mas apenas para o futebol brasileiro, por que as torcidas não devem gostar tanto assim. 

Um comentário: