Dois gols chamaram a atenção de muitos na rodada 21 do Brasileirão 2010. Um dos gols foi o gol do Thiago Ribeiro, contra a equipe do Avaí, e o outro foi o gol dado ao Mazola, do Guarani, no jogo contra o Atlético Paranaense.
Os gols chamaram a atenção pelo mesmo motivo: ninguém sabe dizer ao certo se os gols foram dos atacantes ou se foram gols-contra. Na sumula, os gols foram dados aos atacantes.
Não acredito que exista uma regra para saber se o gol é contra ou não, tanto que comentaristas esportivos se contradizem sobre o assunto. Para mim, existe uma regra, que eu vou tentar explicar nesse post, mas que pode perfeitamente ser contradita.
Eu acredito que quando o jogador tem o objetivo de marcar o gol e a bola acaba sofrendo algum desvio, mesmo que este seja muito grande, o gol deve ser dado ao jogador que arrematou a bola ao gol.
Esse é o caso do Thiago Ribeiro, que chuta no gol, e na volta a bola bate no goleiro e entra, como pode-se ver no vídeo a seguir. Então, eu daria o gol para o Thiago Ribeiro.
Já no caso do gol do Mazola, do Guarani, a situação é muito diferente. Ele claramente não teve a intenção de chegar ao gol, e sim de cruzar. Porém, esse cruzamento foi interrompido pelo zagueiro atleticano Rhodolfo.
Como a bola não tinha a direção do gol, o gol é contra do Rhodolfo. Vejam o vídeo do gol a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário