30 de out. de 2010

Pelé e Maradona. Quem foi melhor???

Há alguns dias, Pelé fez setenta anos. Hoje, Maradona fez cinquenta . Vinte anos de diferença, e em comum uma coisa: ambos são ídolos de grandes nações.
Pelé é mais completo, mas se jogasse hoje não seria tão bom
Que os dois foram grandes jogadores todos sabem, mas uma pergunta sempre é feita, e hoje de manhã eu estive tentando achar uma resposta. Quem foi melhor: o brasileiro ou o argentino?
Para falar a verdade, eu acho que o brasileiro é mais completo, mas eu diria que isso tem a ver com a época que eles jogaram. Por exemplo, era muito mais fácil um jogador se destacar na época do Pelé. O estilo de jogo da época era diferente. O craque brasileiro podia receber a bola livre e fazer o que quisesse. Não tenho dúvida de que se ele jogasse atualmente ele não seria tão bom assim, pois o jogo é muito mais pegado, e não dá muito espaço para a habilidade.
Além do mais, não era muito difícil fazer mil gols com aquele fantástico Santos. Isso, pelo menos pra mim, não quer dizer nada. O que é significante é o jeito com o qual ele fazia os gols, sempre muito bonitos.
Maradona para mim é melhor
Já o Maradona fez pouco mais de 300 gols. Em compensação, a época era outra. Eu enfatizo muito isso pois são muitos os que olham apenas números e dizem que o Pelé foi muito melhor do que o craque argentino. Não, ele não foi tão melhor assim! Aliás, eu diria que o Diego Maradona foi melhor.
Eu espero que você me entenda, vou tentar explicar com clareza o porquê. Nos anos 60 e 70, o futebol era muito mais aberto para a habilidade. Já nos anos 80, a situação era muito diferente. E é por isso que eu admiro tanto o Maradona. Ele conseguiu impor a habilidade dele em uma época na qual o futebol era quase que totalmente vigor físico e tática.
A conclusão é que se fizermos os melhores momentos da carreira de cada um, o Pelé foi melhor. Porém, se eu tivesse que ter um dos dois no meu time hoje, eu não teria nenhum, pois os dois estão muito velhos. Brincadeira... eu ficaria com o Maradona, pois eu tenho sérias dúvidas de se o Pelé conseguiria mostrar tamanha habilidade em um futebol tão competitivo como o de hoje.
E você. Quem você acha que foi melhor???

29 de out. de 2010

A Seleção mais moderna do que nunca

Saiu hoje a convocação do Mano Menezes para o confronto contra a Argentina. Novas surpresas, porém dessa vez não vou falar sobre cinco surpresas, e sim de uma apenas. Uma surpresa importantíssima, e que pode dar a vitória ao Brasil, pela sua habilidade e pela sua vontade de se mostrar bem com a amarelinha.
Fiquei feliz pela convocação do Mano. Eu noto um grande avanço na Seleção Brasileira do ex-treinador corinthiano. Enquanto a seleção do Dunga se apresentava com três volantes, a do Mano de apresenta com apenas um volante de marcação e outros dois volantes que saem para o jogo, o que me agrada muito, pois mostra uma seleção com um grande poder de toque de bola e de criação.
Na minha opinião, faltou o Hernanes, mas a convocação do Mano mostrou que ele quer uma Seleção Brasileira talentosa e sem muita frescura. Volante grosso não tem mais lugar no futebol moderno, e a ausência do Felipe Melo na convocação deixa notória que essa seleção que está nascendo é muito moderna, inspirada na Espanha.
Estou feliz também pois seria muito difícil de ganharmos da Argentina sem um “Messi”. Hoje, temos dois: se somados, o talento do Neymar e do Ronaldinho Gaúcho podem acabar com qualquer seleção no Mundo. E se antes eu torcia para a Espanha no futebol (eu já torcia para eles antes de ver o Casillas erguendo a Taça), hoje eu continuo vestindo vermelho, mas já começo a ver com bons olhos a seleção do meu país, assim como muitos outros brasileiros. Isso é um avanço, e os Canarinhos estão muito fortes para a disputa da Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2012.
O futuro é animador... 

18 de out. de 2010

O cara é foda!!!



Pois é. O Ronaldinho voltou a chamar a atenção da mídia ao fazer o que vocês acabaram de ver acima. Não vou falar muito sobre isso, afinal não existe nenhuma palavra que descreva o que você acabou de ver. Não vou falar nada, mas uma pergunta eu tenho que fazer...
Será que ele não merece uma vaguinha na Seleção do Mano? Futebol para isso ele está apresentando. 

O Liverpool está acabado

A crise é algo muito simples se comparada ao que o Liverpool está vivendo.
Os Reds, campeões de cinco UEFA Champions League e quase vinte Campeonatos Ingleses (são 18 no total), está na Zona de Rebaixamento atualmente. Após ter lido isso, você provavelmente pensou: “Tá, e daí? Assim como o Grêmio, ele vai sair da Degola e vai brigar por uma vaga na UEFA Champions League”. E eu te respondo: “Não. O Liverpool não vai brigar lá em cima. Aliás, hoje eu ficaria surpresa, muito surpreso, se o time vermelho desse uma boa arrancada”.
A questão é que o time da terra dos Beatles estava totalmente endividado, e por isso foi, nas últimas semanas, vendido ao New England Sports Venture, o mesmo grupo que comprou em 2002 o Boston Red Socks, time de beisebol. Vale a pena lembrar que demais de ser comprado, o Boston voltou a ser grande, e chegou a ganhar a MLB. Porém, esse mesmo grupo demorou para acertar o time de beisebol sediado em Boston. E essa demora pode acabar rebaixando o Liverpool.
Outra questão é que na última rodada, os Reds perderam para o Everton, maior rival. Tudo isso junto pode dar uma desestabilizada na equipe, e caso ele caia para a Segunda Divisão, ficará muito difícil recuperar essa equipe. Vale a pena ressaltar que quanto menor a divisão na qual a equipe se encontra, menor os lucros.
Pois é... problemas e mais problemas para o Liverpool.

17 de out. de 2010

Tenho dó desse tipo de torcedor

O atacante camaronês Samuel Eto'o foi vítima de manifestações racistas

O racismo é algo bastante normal na Europa. Talvez por ter maioria branca, o continente é sempre palco de episódios lamentáveis como o que aconteceu hoje, e isso entristece qualquer um que gosta do futebol europeu e que tem que ver atos racistas vindos das arquibancadas.
O alvo dos xingamentos foi o atacante Samuel Eto’o, da Inter. Ao notar que o camaronês estava sendo discriminado, o árbitro, em uma atitude que deve ser destacada, parou a partida até que essas manifestações ridículas acabassem.
Depois de notar o que estava acontecendo, eu passei a torcer como um louco para que o Eto’o fizesse um gol e calasse os personagens infantis que no Século XXI ainda tratam os negros de forma diferente. Pois é, a torcida do Cagliari merece o time que tem...

16 de out. de 2010

A situação está preocupando mais do que deveria

A situação está começando a preocupar. Se todas essas contusões tem a ver com o grande número de partidas eu não sei. Afinal, não sou médico. Porém, os números mostram isso, e isso está começando a irritar torcedores, pois a ausência de jogadores prejudica algumas equipes (a maior prova disso é o Corinthians).
A questão é que eu não sei até que ponto a CBF não pode intervir nessa série de contusões que estão acontecendo. Hoje já foram mais dois casos, um na Série A, com a contusão do Maikon Leite, e outro na Série B, com a suspeita de luxação do meia Lúcio Flávio. E essas duas lesões explicam muito bem os problemas que vem causando esse número de lesões no futebol brasileiro.
O primeiro problema é o cansaço, devido ao grande número de jogos em um curto período de tempo. Acho que a CBF deveria tirar os grandes clubes dos estaduais e começar o Brasileirão antes. Os estaduais devem ser torneios para equipes menores tentarem chegar ao Campeonato Brasileiro. Se isso acontecesse, os jogadores das equipes grandes não iriam se contundir pois teriam menos jogos em um ano e as equipes menores passariam a vencer torneios, e não apenas participar deles. É uma ideia que poderia ser discutida.
O outro problema é a má qualidade dos gramados no Brasil. A torção do jogador do Guaratinguetá, no meu ponto de vista, o que pode ou não ter sentido, já que eu não sou médico, pode ter sido causada pela má qualidade do gramado, embora ele tenha se machucado em uma dividida de bols. E por mais que tenha sido uma infelicidade, esse problema dos gramados tem     que ser resolvido. A Copa do Mundo tá vindo aí, e se a CBF não quiser pagar mico é melhor trabalhar.
O que eu não entendo é o porquê de eu nunca escutar falarem sobre lesões na Inglaterra, na Espanha ou na França, e aqui no Brasil eu ver essa situação todas as semanas. E “por que você mora no Brasil” não é resposta, pois eu estou sempre lendo notícias e assistindo partidas da Europa. Então que tal a CBF e os clubes começarem a agir? Se continuar assim, o número de contundidos passará dos limites, e as conseqüências virão nos resultados, até mesmo da Seleção Brasileira. Basta lembrarmos que boa parte da seleção joga no Brasil, e se esses se contundirem, a nossa seleção estará desfalcada. Vamos trabalhar nisso, Ricardo Teixeira. E logo!!!  

A torcida vai tirar a vaga do Corinthians na Libertadores

A situação não é das mais fáceis para o Corinthians. Depois de perder a liderança e o treinador, o Timão perdeu a sossego, e pode perder até a vaga na Libertadores. Eu não duvido.
Mas na verdade não é sobre isso que eu vou falar. O desempenho do Corinthians é ruim nos últimos jogos. Disso todo mundo já sabe, e quem não sabe pode descobrir em qualquer site de esportes. Nesse post eu vou falar sobre o que a pressão da torcida pode causar, não somente no caso do Corinthians, mas em qualquer equipe.
Para começar, é importante ressaltar que a torcida paga, e se os resultados não são bons, ela tem todo o direito de reclamar. Porém, a partir do momento no qual qualquer tropeço é motivo de reclamações e xingamentos, a motivação que os jogadores têm para entrar em campo e jogar bem é muito menor e, levando em consideração que ainda faltam quase dez rodadas, o Timão pode acabar ficando sem a Libertadores.
Acho que a torcida tem que reclamar, mas não acredito que esse seja o momento certo, a não ser que para a Fiel reclamar seja mais importante do que ter uma vaga na Taça Libertadores.
O Souza já pediu para sair. O Ronaldo foi xingado e duvido que faça muita coisa nos próximos jogos. E agora que até o presidente escutou reclamações de que estragou o centenário, o Coringão tende a despencar. Então, para finalizar, uma aviso: ou a torcida se acalma ou o centenário vai virar motivo de chacota, e o ano que vem não será dos mais agradáveis. Por isso, o torcedor deve reclamar, mas tem horários que a coisa pode acabar ficando pior ainda. Esse é um deles. 

15 de out. de 2010

Na América do Sul, só da Brasil. E que continue assim...

São quatro os representantes do Brasil na Copa Sul-Americana no momento. Desses quatro, dois fizeram ótimos jogos e encaminharam a classificação. Os outros dois fizeram jogos equilibrados, e se jogarem bem também vão garantir uma vaguinha.
O Palmeiras venceu fora pelo placar de 1 a 0 (era pra ter sido mais, se não fossem os erros da fraca arbitragem), e praticamente garantiu uma vaga nas Quartas de Final, já que seu adversário é bastante fraco, e não deve ter condição alguma de buscar uma recuperação no Pacaembu.
O Atlético Mineiro também venceu bem. Venceu por 2 a 0 a fraca equipe do Santa Fé, e praticamente garantiu uma vaga. Porém, não acredito que o Galo vá muito longe. A briga contra o rebaixamento é mais importante. Bom para o Palmeiras, já que se ambos passarem, se enfrentarão na Quartas.
O Goiás também venceu e saiu na frente no confronto contra o Peñarol, mas não o coloco já nas Quartas pelo simples fato de que o time uruguaio joga muito mais do que o Sucre e o Santa Fé (adversários do Palmeiras e do Atlético, respectivamente) juntos. Mas a chance de termos um terceiro brasileiro na próxima fase da competição é grande.
Ou até mesmo um quarto time, garantindo 100% de aproveitamento do Brasil nessa fase.Isso aconteceria se o Avaí, que perdeu fora de casa o primeiro jogo contra o Emelec, pelo placar de 2 a 1.
Caso os catarinenses vençam bem a partida de volta contra os equatorianos, o Avaí jogará contra o vencedor do confronto que envolve o Goiás. Ou seja, se todos os brasileiros passarem de fase, já teremos um brasileiro em cada uma das semifinais. E é por isso que eu afirmo: o futebol brasileiro está crescendo cada vez mais. E que continue assim.

14 de out. de 2010

Jogos fáceis enganam. Cuidado!!!

A seleção do Messi pode atrapalhar o trabalho do Mano Menezes
A Seleção Brasileira, nesses últimos dias, fez dois amistosos, que não serviram muito para avaliar o rendimento dos brasileiros. Isso porque os adversários eram muito fracos (e eu que achava que a Ucrânia daria trabalho).
A primeira partida foi contra o Irã. 3 a 0. Facinho. Depois vieram os ucranianos. 2 a 0. Moleza. E é aí que vem a pergunta: será que vale a pena fazer amistosos assim? Será que vale a pena tirar jogadores como o Elias de seus clubes para passear sobre uma seleção qualquer.
Eu respondo: sim, vale a pena! Se não fossem essas partidas, será que o Mano teria descoberto que o Pato joga bem também na Seleção Brasileira? Será que esse mesmo Mano teria descoberto que o Lucas é a melhor opção do futebol brasileiro hoje para sair bem e com velocidade para o jogo? E será que nós todos teríamos notado como o Ganso é importante para uma seleção cheia de talentos (se ele estivesse junto com o elenco, cada jogo teria terminado com o placar de cinco ou seis a zero)?
De tudo pode-se tirar algo de útil. Mas eu alerto: de nada vale saber que o Pato e o Lucas se tornam cada vez mais importantes para a Seleção Brasileira, assim como muitos outros jogadores da seleção não citados anteriormente, se nós não vencermos a Argentina, nosso próximo compromisso.
O que hoje são flores na Seleção Brasileira pode se tornar uma tempestade que acompanhará o Mano por um bom tempo caso o resultado contra os Hermanos não seja do agrado da torcida e da CBF. Um jogo pode mudar todo o trabalho que vem sendo feito. Então, cuidado! Muito cuidado, pois os jogos fáceis ajudam, mas enganam.

Uma das melhores rodadas do Brasileirão aconteceu final de semana

Há alguns dias não posto nada no blog. Hoje, estou voltando ao ritmo normal de postagens, e vou falar sobre a 29ª rodada do Brasileirão, que, na minha opinião, foi uma das melhores do campeonato até agora.
Separei algumas partidas que explicam muito bem o porquê.

Vasco 3X3 Grêmio:
Adivinhem qual foi o placar do confronto entre a equipe que mais empata no campeonato e o Grêmio? Sim, acertou. Empate.
Porém, a partida do Vasco fugiu um pouco do padrão por ter sido de alto nível, já que os jogos do Vasco nesse Brasileirão não estão sendo dos mais agradáveis de se ver. A partida é destaque pois, mesmo com o empate, o Grêmio provou que vai brigar pela Libertadores e que tem um dos melhores atacantes brasileiros em atividade. O que o Jonas vem fazendo nesse torneio não é brincadeira.

Santos 2X0 Atlético Paranaense:
O Atlético provou que precisa do Carpegianni, e que a torcida pode começar a pensar na Sul-Americana, pois a Libertadores está ficando longinha.
Quanto ao Santos, o título não está muito perto, mas essas promessas do futebol nacional, não vale a pena subestimar o alvinegro praiano. Temos que esperar pra ver.

Cruzeiro 1X0 Fluminense:
Confronto de líder e vice-líder, e as posições se inverteram, pois a vitória foi dos mineiros. Pois é... mesmo sem o Montillo inspirado, o Cruzeiro bateu o Flu. Palmas para o Cuca, que mostrou que realmente conhece o elenco do seu ex-clube.
Ah! Já ia me esquecendo. O Cruzeiro está se inspirando na Espanha, como se para ser campeão fosse realmente necessário o placar de 1 a 0.

Corinthians 3X4 Atlético Goianiense:
Enfim, o Corinthians. O time que completa sem anos sofreu a derrota mais surpreendente desse campeonato. A única coisa que não surpreendeu foi a queda de mais um treinador. Adilson já é passado...
E o Atlético Goianiense, hein? Quem diria? O time goiano está quase se livrando da degola.

Internacional 1X0 Atlético Mineiro:
O Inter venceu mais uma, mas o título tá bem longe. Vai ser muito difícil.
E o Galo, que estava voltando a respirar, perdeu. A degola está ameaçando. Cuidado torcedores alvinegros. Ter o Cruzeiro como campeão e o Galo na Série B não seria muito agradável. Para eles. Para os azuis seria perfeito. 

10 de out. de 2010

As surpresas da convocação de Mano - Robinho (Milan)

Robinho (Milan):
Robinho já não teria mais vaga na minha seleção
Apressando um pouquinho para falar sobre a última surpresa da convocação, já que o jogo do Brasil contra a Ucrânia já é amanhã, vou falar agora, nesse post, com certo atraso. Antes de reclamar nos comentários, falando que não tem nada a ver o que eu estou falando, gostaria que você lesse o post inteiro para ler o que eu tenho para falar.
Bem, a última surpresa da convocação, na minha opinião, é o Robinho. Isso porque ele não é sequer titular no Milan, clube italiano. O detalhe é que ele é reserva de um brasileiro, o Ronaldinho Gaúcho. Então, se o Mano tivesse que convocar algum brasileiro, meia-atacante, que joga no Milan, esse seria o Ronaldinho Gaúcho.
Eu sou suspeito pra falar, pois nunca fui fã do Robinho. Até poderia dizer que eu não gosto dele. Mas acredito que é meio estranho ele ter sido convocado para jogar contra uma equipe européia, se levarmos em consideração que os zagueiros europeus são todos “2 por 2”, e que o Robinho, logo em seu primeiro ano na Europa, foi vítima da marcação pesada e não fez praticamente nada lá.
Outro motivo que me faz ficar surpreso pela convocação dele é a abundância de jogadores bons na posição dele, muitos deles jogando no Brasil. Um deles é o Thiago Ribeiro, que atualmente representa o Cruzeiro. Então será que o Robinho teria mesmo que ter vaga na Seleção Brasileira? Eu acho que não. E você? O que acha?

O São Paulo contratou o Carpegianni... Merda!!! - (Parte 2)

Ao postar sobre a transferência do Paulo César Carpegianni ao São Paulo, eu falei que iria postar novamente postando sobre o mesmo tema, porém com outro ponto de vista com relação ao mesmo assunto.
Zico jogou mais de 12 anos seguidos pelo Flamengo. Fidelidade
Eu disse que iria falar sobre a infidelidade dos jogadores, mas estive pensando sobre isso, escutei algumas pessoas e cheguei à conclusão de que não se trata de fidelidade ou infidelidade. Trata-se de quem paga mais, de quem tem mais dinheiro e torcida.
E é aí que vem o problema: no campeonato mais disputado do mundo, algumas equipes tem elencos ridículos, enquanto outros tem elencos fantásticos, que ganham Mundiais Interclubes, etc.
A questão é que, com os salários gigantescos que são pagos aos jogadores e treinadores, eu não sei se 50 mil faz tanta diferença.
E será que o dinheiro tem mesmo que dominar o futebol? O Pelé e o Zico jogaram mais do que qualquer jogador que atua atualmente no futebol brasileiro e não recebiam tanto quanto qualquer jogadorzinho ganha hoje. Talvez seja até por isso que a fidelidade antigamente era bem maior. O dinheiro não fazia muita diferença. Ruim para o futebol. O equilíbrio poderia ser bem maior.

Palmeiras 4X1 Avaí. Polêmicas, polêmicas, polêmicas...

Nos últimos dias, um dos assuntos mais falados é a partida que ocorreu entre o Palmeiras e o Avaí. Essa partida é tão comentada pelo excesso de polêmicas ocorridas nessa luta.
A seguir está o vídeo com os melhores momentos da partida, e após o vídeo, eu estarei falando sobre as polêmicas.






Para começar, a primeira polêmica aconteceu no gol do Avaí. A polêmica se justifica pelo fato de que o Roberto estava impedido ao fazer o gol. Outro detalhe é que, na verdade, se você parar e notar bem, o gol foi contra do Edinho, mas isso não vem ao caso. Então, se o gol tivesse sido anulado, o segundo tempo teria começado com o placar de 1 a 0 para os paulistas.
A segunda polêmica vem no que poderia ter sido o terceiro gol do Palmeiras. O pênalti para muitos não aconteceu. Porém, na minha visão, o pênalti foi bem marcado, e o terceiro gol poderia ter saído, se não fosse tamanha displicência por parte do Kléber, que cobrou fraco no meio do gol.
E então podemos falar sobre o terceiro lance que deu o que falar. Após perder o pênalti, o Kléber levou uma trombada do jogador do Avaí e caiu. No que ele cai, o goleiro Zé Carlos, em um ato de extrema infantilidade, começou a mostrar a bola ao atacante do Palmeiras, em um ato de provocação.
Não satisfeito, o goleiro ainda dá um tapa no atacante, que faz um escândalo e induz o juiz a apitar um novo pênalti. A verdade é que houve uma falta no lance e que, se a definição de pênalti é falta dentro da área, deveria ter sido marcado um novo pênalti. Como isso aconteceu, acertou o juiz.
Como vocês puderam notar, não foram poucas as polêmicas, e muito mais interessante do que isso foram os dois golaços, que entraram no ângulo. Que jogão, hein?  

7 de out. de 2010

As surpresas da convocação de Mano - Wesley (Werder Bremen)

Wesley (Werder Bremen):
Wesley é a quarta surpresa da convocação do Mano Menezes
Alguns dias depois, estou voltando a postar sobre as surpresas da convocação do Mano Menezes. Desta vez, a surpresa, na minha opinião, é a do meio de campo Wesley.
O meia do Werder Bremen começou a aparecer bem no cenário brasileiro no Atlético Paranaense. Antes ele já havia jogado no Santos, mas não havia ido tão bem. Voltou esse ano para o Santos e conseguiu aparecer bem em um elenco que contava com o Ganso, André, Neymar e Robinho. Hoje ele joga na Alemanha e está indo muito bem lá.
Eu sempre achei ele um bom jogador, e de uns tempos para cá, acredito que ele está merecendo uma vaguinha na Seleção Brasileira. A surpresa então é pelo simples fato de que ele nunca foi chamado para defender o Brasil, ou seja, não é rotina vê-lo na lista do Mano. É uma surpresa também por jogar na Europa, e convenhamos, se for para chamar a galera que está na Europa, Diego, Ronaldinho Gaúcho, Taddei, etc. são muito mais jogadores.

Para concluir, ele é bom jogador, merece pelo menos uma chance, mas surpresa ele foi com certeza.  

No que a CBF deve investir? O modelo deve ser a Inglaterra ou a Espanha?

Drogba é referência mundial e joga na Inglaterra
Sei que é meio tarde para falar sobre um jogo que aconteceu no final de semana, mas o blog está atrasado com os posts, e o jogo foi de um ótimo nível, como eu não via há muito tempo.
A partida da qual eu estou falando aconteceu pela 7ª rodada do Campeonato Inglês. O Chelsea, atual líder do torneio, recebeu o Arsenal. Clássico em Londres e, mesmo com o placar de 2 a 0, todos os que assistiram esse jogo puderam ver uma partida equilibradíssima.
Uma coisa que eu sempre noto, e faço questão de ressaltar, é que, se a nossa seleção é melhor do que a dos ingleses, o campeonato de futebol nacional não tem nem comparações. O ponto vai para o lado deles. Isso porque o nosso é bastante equilibrado, mas não vemos quase nenhum jogador que mostre algum diferencial, que seja referência no mundo inteiro. No deles, podemos citar muitos, o que faz com que o espetáculo seja muito menos tenso e muito mais prazeroso.
Agora falando do jogo em si, a bola não conseguiu parar um minuto sequer. A movimentação foi bastante intensa, com muitos chutes perigosos a gol, sem falar dos dois golaços que deram um toque especial à partida.
Pedro é a prova real de que dá para revelar bons jogadores e ter uma liga muito forte
Mas, na verdade, o meu post não vai simplesmente falar sobre a partida. Estou postando sobre isso apenas por não saber a resposta para uma pergunta que vem me incomodando há algum tempo. Será que vale a pena ter uma seleção fortíssima como é a nossa, porém deixar de ter uma liga forte, com jogadores referenciais em todo o mundo. Ou até mesmo, vale a pena importar dezenas e dezenas de ótimos jogadores, porém deixar de se preocupar com a formação de jovens talentos e ter uma seleção fraca?
Eu tenho uma ideia e uma resposta para essa pergunta. Que tal termos uma liga forte e uma seleção mais forte ainda, com jogadores jovens e promissores? Impossível?! A Espanha conseguiu. 

4 de out. de 2010

O São Paulo contratou o Carpegianni... Merda!!! - (Parte 1)

Nos últimos dias, o São Paulo contratou o treinador Paulo César Carpegianni, do Atlético Paranaense. Vou separar as minhas analises sobre esse assunto em duas partes. A Parte 1 falará sobre o São Paulo, que vive tirando bons jogadores de outras equipes. Já a parte 2 falará sobre a infidelidade dos treinadores e jogadores com seus clubes.
Uma situação tem me irritado muito nos últimos anos. O São Paulo vem adquirindo todos os jogadores ou profissionais que aparecem bem em algum clube qualquer.
Isso já me irrita muito pelo fato de que ele é o único no Mercado que faz isso. Existem muitos times grandes no futebol brasileiro, mas o único que passa a mão no que é dos outros é o São Paulo. E o que acontece com isso é o mesmo efeito que acontece hoje com a Seleção Italiana: a falta de novas promessas, jogadores com potencial futuro. Por outro lado, os times do São Paulo são sempre mais fortes e mais experientes, acabando com o equilíbrio no Brasileirão, como citado no post anterior.
O que me irrita profundamente é que o São Paulo não é um time qualquer no futebol nacional com relação às categorias de base. O Henrique é o maior exemplo. Enquanto o São Paulo quis pegar do Coxa o Marlos, Marcelinho Paraíba, Carlinhos Paraíba, entra outros, ele dispensou o Henrique, muito bom jogador e que vem fazendo ótimos jogos pelo Vitória. E aí volta o problema. Daqui a pouco o São Paulo estará recapturando o meia ofensivo do time baiano. Agora eu me pergunto se não nada que alguém possa fazer para evitar que um time desses deite e role no mercado nacional. Por que será que no patrimônio dos paulistas ninguém mexe? É complicado, e eu só sei que isso tem que ter um fim. 

O Campeonato Mais Disputado do Mundo!!!

Todos os dias o Campeonato Brasileiro de Futebol prova que é, sem dúvida alguma, o campeonato de futebol nacional mais equilibrado do Mundo. Isso porque aqui no Brasil não existem favoritos para as partidas. Claro que uma equipe mais popular e mais rica tem tendência a vencer mais partidas e mais campeonatos, mas o que eu estou falando agora diz respeito às partidas em si. E quem viu a partida do Fluminense, ou pelo menos ficou sabendo do resultado, sabe do que é que eu estou falando.
O Fluminense era o líder, e o Grêmio Prudente era o lanterna. Jogo na casa do Prudente, o que na verdade não queria dizer nada, pois o retrospecto do Grêmio em casa é horrível. Na teoria, todos estavam apostando no Fluminense, e mesmo com um elenco mil vezes melhor, a equipe carioca apenas empatou. Fraco o jogo, muito o fraco, com um Fluminense fraco também, se considerarmos que na teoria era para ter botado uns 4 ou 5 no Prudente, na minha opinião.
Não gosto de falar muito sobre os jogos, porque para isso existem sites como o UOL, o Terra, o Globo Esporte, Lance!, etc. O meu objetivo com esse blog é mostrar a minha opinião, e eu estou muito feliz com o resultado dessa partida, não pelo Flu ter perdido dois pontos (até mesmo porque eu sou palmeirense), mas por ter sido evidenciada mais uma prova de que o Brasileirão é o mais disputado do Mundo e que, com um pouco mais de investimento nos clubes, e não somente na Seleção, esse campeonato sensacional tende a se tornar um dos mais assistidos e um dos mais fascinantes de todo o Mundo.

2 de out. de 2010

E quando a gente pensa que já viu tudo no futebol...

Hoje estava vendo o Esporte Espetacular enquanto eu almoçava e me deparei com uma reportagem um tanto quanto interessante. O vídeo eu peguei do site da Globo, e a seguir vão os meus comentários sobre cada um dos lances. Se você quiser você lê, ou senão você também pode se preocupar apenas em xingar e dar risada. Aí vai o vídeo.



Com relação ao primeiro lance, fiquei mais assustado com a cambalhota estranha que o Richarlyson deu do que com a entrada do Douglas. Já vi piores, não achei tão interessante.
Já com o segundo lance, todos tem que se render ao riso. Convenhamos que foi realmente inusitada a jogada, e acredito que de vez em quando uma troca de pancadas faz parte do jogo. Engraçado foi sem dúvida, menos para o Heleno, que se estatelou no chão, e para a torcida do Galo, que perdeu um jogador para o próximo desafio.
O terceiro lance não é nenhuma surpresa para quem conhece bem o Kleber, que é ótimo jogador. OLÉÉÉÉÉÉ!!!
E o Bruno Mineiro... sem comentários. O mais interessante é saber que tem um argentino bom de bola sem ser utilizado. Presta atenção, Carpegiani.
Comente, e se gostou do Blog, o siga. Até mais.

1 de out. de 2010

As surpresas da convocação de Mano - Adriano Correia (Barcelona)

Adriano Correia (Barcelona):
Ótimo jogador. Chegou no Barcelona, considerado por muitos o melhor time do Mundo atualmente (eu estou nesta lista), e agarrou a titularidade. Hoje é um dos mais importantes na equipe espanhola.

Porém, mesmo com toda essa habilidade, são muitos os que o vêem como uma surpresa. Acho sim que ele é uma surpresa, mas não por não ter talento ou disposição, mas por já ter passado da idade olímpica. Já vou explicar melhor.
O Mano vem fazendo um trabalho visando sempre as Olimpíadas, a fim de poder trabalhar em paz até a Copa do Mundo, seu principal objetivo. Então boa parte do time é formado por jogadores novos, e outra parte do grupo é formada por grandes nomes do futebol brasileiro, que não são poucos.
Então temos sim que dar os parabéns ao jogador do Barça, e espero que ele possa fazer boas apresentações. Como já disse anteriormente, faltam laterais no Brasil. Um dos poucos certamente é ele, só resta saber se ele vai dar certo na Seleção Brasileira.