28 de set. de 2010

As surpresas da convocação de Mano - Mariano (Fluminense)

Mariano (Fluminense)
Hoje vou falar sobre a segunda surpresa da convocação de Mano, o Mariano, jogador do Fluminense.
Alguns já esperavam que o bom lateral do Fluminense fosse convocado para a Seleção Brasileira. Eu, particularmente, achei que ele não seria convocado. Não sei o motivo exato, simplesmente achei que ele não conseguiria uma vaga na Seleção.
Não tenho visto muito os jogos do Fluminense (se é pra ver jogo de quem tá lá em cima, o futebol do Corinthians é muito mais atraente), mas andei vendo alguns lances desse Mariano, que foi contratado pelo Flu no início do ano passado, e pude notar que é bom jogador, e que, pela ausência de bons laterais no Brasil hoje, pode ser uma boa opção no futuro.
A partir de agora vou tentar ver mais jogos do Fluminense para ter uma melhor ideia sobre como ele joga. As minhas observações serão publicadas no blog daqui a algumas rodadas do Brasileirão.
Para mim, ele foi sim uma surpresa, e desejo que ele possa ter uma boa passagem pela Seleção Brasileira, pois o baixo número de bons laterais no Brasil e no Mundo atualmente é de dar dó. Talvez mais um entre para a seleta lista dos bons.

26 de set. de 2010

Analisando os grupos da UEFA Champions League - Grupo H

Fiquei sem postar alguns dias, e por isso o blog atrasou e só agora pude falar sobre o Neymar, sobre o agora G3, sobre o Galo e a crise que existe na Cidade do Galo.
Como tive que falar sobre esses assuntos, somente nesse momento estou podendo sentar e escrever sobre o Grupo H da UEFA Champions League (coisa que eu já deveria ter feito há mais de uma semana).
Então hoje vou terminar de analisar os grupos da UEFA Champions League. No Grupo H estão o Arsenal, da Inglaterra, o Shaktar Donetsk, da Ucrânia, o Braga, português e o Partizan, forte clube sérvio e que pode voltar a ser grande esse ano, já que a chave não é das mais fortes.
Arsenal (ING):
É o time mais forte da chave, e deve passar com facilidade. Não vejo nenhum time, nenhum elenco capaz de derrubar os ingleses. A briga dos outros é pela segunda vaga, pois a primeira já tem dono.
Shaktar Donetsk (UCR):
A briga pela segunda vaga para as Oitavas de Final terá a participação do Shaktar Donetsk. Acredito que os ucranianos não tenham um time fraco, mas o desgaste vai ser imenso em busca de uma das vagas, e após conseguir ou não essa vaga não há chances de se manter bem no torneio.
Braga (POR):
Não vejo o time português com chance sequer de pegar uma vaga para a UEFA Europa League. É um time que eu conheço e não vejo um jogador capaz de decidir uma partida. O engraçado é que hoje eles estão na 3ª colocação do Campeonato Português. Fraquinho o campeonato, hein?!
Partizan (SER):
Acredito bastante no Partizan. Conheço poucos de seus jogadores, mas acredito que uma das torcidas mais apaixonadas do Mundo faz a diferença. Os jogos em casa têm que fazer a diferença. Só assim poderemos ver um sérvio nas Oitavas. A minha torcida nesse grupo e na UEFA Champions League é para o Partizan, então tenho que botar fé, né? Vamos, Partizan!!!

As surpresas da convocação de Mano - Neto (Atlético-PR)

Cheia de surpresas foi a convocação do Mano. Jogadores que eu já esperava ver nessa listinha há algum tempo estavam lá. Outros que eu nem pensaria em convocar, se fosse o treinador da Seleção, mas que jogam muita bola também estavam lá.
Então eu separei cinco surpresas dessa lista de convocação, e vou falar sobre elas nos próximos cinco dias, explicando o porquê de eu ter achado a convocação de determinado jogador uma surpresa ou não.
Hoje vou falar sobre um jovem goleiro que surpreendeu muitos: o Neto.

Neto (Atlético-PR):
Para muitos foi uma surpresa, porém para mim não foi. O objetivo do Mano é convocar alguns jogadores novos para que peguem experiência com a Amarelinha a fim de ganhar as Olimpíadas.
Agora se a gente parar pra pensar, existem poucos candidatos fortes. Que eu me lembre, bons goleiros com idade olímpica no Brasil são apenas o Renan, do Avaí, que vinha sendo chamado, o Neto, do Atlético Paranaense, e o Rafael, santista.
Não fazia sentido chamar o Renan, se pensarmos que, nas últimas cinco partidas do Avaí, o time catarinense sofreu gol em todas. Não somente por culpa do Renan, mas convenhamos que a fase não é boa.
Agora dos outros dois concorrentes a fase é ótima. Acredito até que o goleiro santista pega mais no gol, mas o que o Neto está catando é uma barbaridade. Então, qualquer um dos dois que vá para a Seleção Brasileira não me surpreenderá.

O Galo que se vire com seus problemas, que não são poucos

Alexandre Kalil, presidente do Galo, é um dos culpados pela má campanha

Tenho dó do Galo: dó da torcida, que tem que aguentar toda a humilhação de ver um time grande como o Galo brigando para não cair, dó da Diretoria, que sem o Mineirão vê o time se dando mal até dentro de casa, dó dos jogadores, que saíram de grandes clubes para defender o Galo e não conseguem botar em prática o que fazem toda durante a semana, e agora dó do Dorival. Aonde foi se meter esse brilhante treinador???
Logo após a goleada sofrida pelo Galo, o treinador Vanderlei Luxemburgo foi demitido, e em seu lugar chegou o Dorival Júnior. No Galo não tem nenhum garoto estrela que manda no time, e mesmo assim controlar o elenco do Atlético Mineiro será muito mais difícil do que controlar os Garotos da Vila.
Acho que foi uma ótima aquisição do clube mineiro, uma péssima negociação por parte do Dorival. Eu particularmente duvido que os mineiros se safem do rebaixamento, e emesmo com dois títulos no ano de 2010, Dorival não vai gostar tanto assim do ano, a não ser que ele faça milagre, assim como Cuca fez com o Fluminense ano passado. Difícil, hein?!
E quanto ao Galo em si, um time com um ótimo elenco não pode sequer pensar em rebaixamento. Então talvez para o ano que vem a Diretoria tenha que ser desfeita, pois falta de talento não é o problema dos mineiros, e após a declaração no mínimo infeliz do presidente Alexandre Kalil, que disse que os jogadores mereciam uma surra dos torcedores, eu consigo apontar de onde pode estar vindo essa turbulência na Cidade do Galo.

25 de set. de 2010

Agora G3. Ruim para o Brasil

Se há alguns dias eu esperava ver o Atlético Paranaense, enfim, voltando a disputar a Libertadores da América, já que não o faz desde 2005, quando foi vice-campeão.
Na verdade, não é impossível que o Furacão se classifique, mas quanto mais times brasileiros na Libertadores, melhor para o nosso futebol, para o nosso campeonato.
O futebol brasileiro tem crescido muito nos últimos anos com a chegada de jogadores como o Ronaldo, o Roberto Carlos, Fred e Deco (além de muitos outros nomes importantes mundialmente), e com muitos times brasileiros na Libertadores, podendo chegar ao Mundial, mais o Brasil tende a crescer no futebol aqui dentro do país. Afinal, o torcedor assiste os jogos do Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo, e não do Milan, Chelsea, Barcelona, e os jogadores tem que estar jogando aqui.
Não fico triste pela diminuição de uma vaga pelo Brasil, e sim pela oportunidade que o Brasil perde de crescer futebolisticamente.
Agora só para explicar o porquê da diminuição de vagas para o Brasil, uma vaga para a Libertadores será dada ao vencedor da Sul-Americana, e por isso a vaga ao campeão da Libertadores não existe. Ou melhor, antes de matar alguns Colorados por aí, o país que teve o campeão da Libertadores perde um time no principal torneio da América do Sul. Ruim para o Atlético Paranaense, para o Botafogo e para todos os outros que estão brigando por uma vaga na Libertadores. 

23 de set. de 2010

Neymar X Dorival: Na queda de braço perderam todos

Neymar e Dorival se deram mal. Tudo por causa de um pênalti
Na partida contra o Atlético Goianiense se instalou uma crise no Santos FC. Dorival Júnior, treinador dos paulistas, discutiu com o principal jogador da equipe, o que provocou uma discussão, que teve fim anteontem.
O treinador da equipe do Santos foi demitido por Quebra de Hierarquia, já que, de acordo com o diretor de futebol do Santos, Pedro Luiz Nunes, o treinador havia combinado com a diretoria que o jogador mal-educado receberia um jogo de punição, e em uma coletiva de imprensa afirmou que havia decidido por maior punição para o jogador.
Não acho que nenhum dos lados esteja certo, já que o Neymar foi sim mal-educado, já que, na minha opinião, se o jogador sofreu o pênalti e quisesse batê-lo, a prioridade seria dele, ao contrario do que o Dorival defendeu na partida, e também entendo a decisão da Diretoria, mas não vou discutir isso.
O que eu quero provar é que o ditado está correto: “Em uma guerra não existem vencedores”. Isso por que o Dorival pagou com seu emprego, o Neymar pagou com uma ausência na lista do Mano, e a Diretoria perdeu um excelente treinador.
Muitos não concordarão comigo na questão de que o Neymar pode estar certo. Dizem que ele está totalmente errado. E você, o que acha? 

19 de set. de 2010

Corinthians pode arrancar. Botafogo e Cruzeiro ficam pra trás

Em foto retirada do "O Globo", Léo e Loco Abreu disputam bola no empate de 2 a2
Se há alguns dias o Campeonato Brasileiro chegava ao seu auge do equilíbrio, hoje o Corinthians arranca e pode abrir seis pontos de frente.
Claro que o título é exagerado, pois Cruzeiro e Botafogo não estão nem um pouquinho mortos. Qualquer tropeço do Corinthians e o Brasileirão volta a ficar interessante.
Para começar o post, vou explicar o porquê da possibilidade de arrancada do Corinthians. Bem, alguns dias antes do aniversário de 100 anos do Timão, um jogo contra o Vasco foi adiado pelas comemorações do Centenário. Então, mesmo tendo vencido ontem, o Corinthians continua com um jogo a menos.
Com um jogo a menos do que o Cruzeiro, que tem três pontos a menos do que o time paulista. E com o mesmo número de partidas do Fluminense, que também está três pontos da liderança e que hoje tem clássico contra o Flamengo, com mando para o rubro-negro, e pode perfeitamente perder.
Caso o Flu perca e o Corinthians vença a sua partida atrasada, os paulistas abrem seis pontos na liderança. E foi por esse motivo que eu não gostei do empate ontem, entre Botafogo e Cruzeiro. No momento em que outras equipes entravam na briga pelo título e o Campeonato Brasileiro, não fugindo do costume, ficava bastante equilibrado, uma equipe pode abrir novamente na ponta.
Então, pelo bem do futebol brasileiro (e por torcer pelo Palmeiras em São Paulo), sou Fluminense e Vasco desde criancinha. 

Analisando os grupos da UEFA Champions League - Grupo G

Hoje vou falar sobre o Grupo G da UEFA Champions League, que no meu ponto de vista é um dos mais disputados. Sobre o grupo em si, vou falar daqui a pouco. Isso porque um fato me chamou a atenção: o cabeça-de-chave desse grupo é o Milan, e não o Real. Eu, hein?!
Milan (ITA):
O Milan terá uma tarefa dificílima nesse grupo, que por muitos é considerado o Grupo da Morte, e pode acabar sendo o único cabeça-de-chave a ficar fora das Oitavas de Final (caso o Lyon não tropece, pois todos os outros devem passar com tranqüilidade). Eu acredito que os italianos passem, com participação fundamental do Ibra e o Robinho, mas todo cuidado é pouco.
Real Madrid (ESP):
O Real deve garantir uma vaguinha. Sem facilidade, mas deve se classificar. O elenco do Real, se bem montado (o que eu tenho certeza que vai acontecer, por que quem está no banco espanhol é o Mourinho), se classifica em qualquer grupo, mas sempre existe a possibilidade de uma “pane no sistema”. Então, o grupo terá que ser levado bem a sério, o que deve acontecer.
Ajax (HOL):
O Ajax entra bem forte em busca da segunda vaga, mas devido às contratações feitas pela equipe italiana, acho que a vaga acaba ficando meio distante. Se os holandeses quiserem uma vaguinha, a Amsterdam Arena terá que fazer toda a diferença. Para finalizar, acho que a Holanda vai ganhar apenas mais um time na UEFA Europa League. Só isso.
Auxerre (FRA):
E o Auxerre, que não é fraco, vai acabar ficando de mãos vazias. O time joga em uma liga forte, e poderia brigar por vaga nas Oitavas em outros grupos, mas esse é diferente, e para eles vai ficar complicado pegar uma terceiro lugar, que dá vaga para a UEFA Europa League.

17 de set. de 2010

Inaugurado CT do Corinthians

O novo CT do Corinthians foi apresentado hoje. Vi algumas fotos no Terra e achei que o Centro de Treinamento Joaquim Grava, e vou falar um pouco sobre o que eu achei do novo CT corinthiano.
  1. Algo muito interessante que o Terra esclarece é que cada parte do CT leva o nome de alguém que tem a ver com o lugar. Um exemplo é a sala dos roupeiros, que foi batizada como Sala Paulo Dias, que foi roupeiro do timão por quase 30 anos;
  2. O CT ainda não está completo. Alguns campos, sauna, hidromassagem, enfermaria estão em construção;
  3. No vestiário, cada jogador tem sua foto estampada em um compartimento. O curioso é que, acima da foto, está escrito “República Popular do Corinthians”. Pois é! O timão é uma nação!!!
  4. Se o Corinthians não tem estádio (no momento), o CT é de dar inveja;
Abaixo, algumas imagens, retiradas do Terra.

Maquete mostra como ficará o CT após as obras;

Sala dos Roupeiros leva o nome do Paulo Dias;
Vestiário tem a foto dos jogadores. Acima da imagem: "República Popular do Corinthians"

"O Soberano", de Carlos Nader




Gosto muito de quando misturam a arte com o esporte. Músicas e filmes servem pra quebrar o galho de todos aqueles que têm que escutar e assistir sobre amor e traição o dia inteiro.
Por isso, sempre que posso estou escutando a música “É uma Partida de Futebol”, do Skank. Já vi várias vezes o filme “A Batalha dos Aflitos”, que fala da partida entre o Náutico e o Grêmio, ocorrida em 2005, entre outros filmes que falam não somente de futebol, mas também de basquete, tênis, etc.
E hoje estreou oficialmente o filme “O Soberano”, produzido pelo fanático diretor Carlos Nader.
Não sei se eu vou ver o filme no cinema. Pra falar a verdade, não gosto do São-Paulo, mas o filme deve estar bom, então está aí uma dica de filme pra você são-paulino, e pra quem não é também. Basta gostar de futebol.
Quando eu assistir o filme (o que deve acontecer ainda esse ano), eu falo pra vocês o que eu achei. E você, se chegou a assistir, comenta falando o que achou.
E ai vai o trailer.

Analisando os grupos da UEFA Champions League - Grupo F

Fiquei sem postar por alguns dias, mas hoje estou de volta, e vou falar sobre o Grupo F da UEFA Champions League, que conta com as presenças do Chelsea, time inglês, do Olympique Marselha, da França, do Spartak Moskou, russo e do Zilina, que é eslovaco.
O grupo não é dos mais equilibrados, mas pode aparecer alguma zebra.
Chelsea (ING):
O time que vem goleando no Campeonato Inglês, mesmo tendo perdido boa parte de seu meio-campo, deverá passar com facilidade. Se eu tivesse que colocar um time na próxima fase, esse time seria o Chelsea, que vem como um dos favoritos para a competição e, na minha opinião, não tem chance alguma de ficar na Primeira Fase.
Olympique Marselha (FRA):
Se tudo ocorrer como o previsto, a equipe francesa passará de fase, mas qualquer bobeira pode levar a vaga para a Rússia, ou até mesmo para a Eslováquia. Então, bastante cuidado para os franceses, que a zebra está rondando esse grupo.
Spartak Moskou (RUS):
Não seria tão anormal se a equipe russa se classificasse, afinal participa de um torneio bastante competitivo. Porém, o Olympique é o favorito, e o Spartak corre por fora. Acredito que os russos vão para a UEFA Europa League, o que não seria de todo ruim, já que os russos certamente ficarão pelo caminho caso passem para as Oitavas, ou até mesmo Quartas da UEFA Champions League. Já na UEFA Europa League, ele seria um dos favoritos.
Zilina (ESQ):
A equipe do Zilina, ou Zlina, vem crescendo nos últimos anos, e pode surpreender. Mas acho que uma vaguinha na UEFA Europa League não é ruim não se considerarmos que o Campeonato Eslovaco é fraco e não prepara bem uma equipe para a UEFA Champions League.

14 de set. de 2010

Gol-contra ou gol normal?

Dois gols chamaram a atenção de muitos na rodada 21 do Brasileirão 2010. Um dos gols foi o gol do Thiago Ribeiro, contra a equipe do Avaí, e o outro foi o gol dado ao Mazola, do Guarani, no jogo contra o Atlético Paranaense.
Os gols chamaram a atenção pelo mesmo motivo: ninguém sabe dizer ao certo se os gols foram dos atacantes ou se foram gols-contra. Na sumula, os gols foram dados aos atacantes.
Não acredito que exista uma regra para saber se o gol é contra ou não, tanto que comentaristas esportivos se contradizem sobre o assunto. Para mim, existe uma regra, que eu vou tentar explicar nesse post, mas que pode perfeitamente ser contradita.
 Eu acredito que quando o jogador tem o objetivo de marcar o gol e a bola acaba sofrendo algum desvio, mesmo que este seja muito grande, o gol deve ser dado ao jogador que arrematou a bola ao gol.
Esse é o caso do Thiago Ribeiro, que chuta no gol, e na volta a bola bate no goleiro e entra, como pode-se ver no vídeo a seguir. Então, eu daria o gol para o Thiago Ribeiro.





Já no caso do gol do Mazola, do Guarani, a situação é muito diferente. Ele claramente não teve a intenção de chegar ao gol, e sim de cruzar. Porém, esse cruzamento foi interrompido pelo zagueiro atleticano Rhodolfo.
Como a bola não tinha a direção do gol, o gol é contra do Rhodolfo. Vejam o vídeo do gol a seguir. 


Analisando os grupos da UEFA Champions League - Grupo E

O meu objetivo era completar as postagens falando das minhas expectativas sobre os grupos da UEFA Champions League antes que essa começasse. Porém, acabei me atrasando e não consegui postar sobre os grupos antes do início da competição, que começou hoje. Estou informando que vou postar sim sobre os outros grupos, mesmo com a competição já iniciada.
E hoje vou falar sobre o grupo E, que conta com as presenças do Bayern Munique, da Alemanha, do Roma, time italiano, do Basel, da Suíça e de um time romeno: o Cluj.
O Grupo E é, na minha opinião, o grupo mais previsível do torneio. A seguir explico o porquê.
Bayern (ALE):         
O time que foi vice-campeão do torneio na temporada passada vem com tudo no Grupo E, e deve brigar com o Roma pelo primeiro lugar do grupo. Se o time alemão jogar 25% do que apresentou nesse mesmo torneio no ano passado, conseguirá a classificação com tranqüilidade, pois o grupo é facílimo.
Roma (ITA):
Com a chegada do Adriano, o Imperador, o time italiano fica muito mais forte (lembrando que continuam na equipe jogadores como o Totti, De Rossi e Taddei, o que faz do time italiano um grande candidato a alcançar as Quartas de Final, ou Semi, não sei). Mas acredito que os italianos ficarão com o segundo lugar do grupo, com facilidade para se classificar.
Basel (SUI):
Vindo de uma liga fraquíssima, o Basel não deve ter a mínima chance de beliscar uma vaga: presa fácil. A briga fica pela terceira colocação, que garante a equipe na Liga Europa.
Cluj (ROM):
Acredito que seja melhor do que o Basel, e por isso fique com a vaga para a Liga Europa, mas vaga para a próxima fase da UEFA Champions League é sonhar muito alto.

13 de set. de 2010

Andrade treinador?!

Andrade continua sem propostas para trabalhar
Esses dias estive vendo uma entrevista do Andrade, concedida ao “Esporte Espetalcular”, programa da Globo. A ideia principal da entrevista era a falta de oportunidades para o treinador que levou o Flamengo ao título do Brasileirão do ano passado.
Bem, na verdade eu tenho a resposta para a falta de oportunidades para ele. E essa resposta é simples: o Andrade nunca foi e nunca vai ser treinador de futebol. Pelo menos bom, não!
É diferente ver o Muricy Ramalho, por exemplo, no banco. Quando o time precisa, ele sempre tira uma carta da manga e consegue consertar a equipe. Já Andrade, quando precisou de um bom resultado, contra o Grêmio, na última rodada do Brasileirão, apenas pregou vontade ao time. “Vamos correr”, “Raça!!!”, “Tá valendo título”.
Estimulo não basta. Ele poderia ter colocado mais um meia ofensivo ou um lateral ao invés de um volante, mas não: ele precisou de um gol vindo de um escanteio. Não lembro de nenhuma jogada trabalhada nem nada.
Talvez ele pudesse ter alguma chance, mas não na Série A, e sim em uma Série C. Respeito o jogador que ele foi, mas ELE NÃO É TÉCNICO. Aliás, eu ainda não entendo como ele ganhou um torneio tão concorrido e equilibrado, mas isso não vem ao caso.
Para concluir, digo apenas que respeito muito o Andrade, mas treinador de Série A tem que saber muito mais de futebol do que o que ele sabe.

Analisando os grupos da UEFA Champions League - Grupo D

Fiquei sem postar sobre os grupos da UEFA Champions League, mas hoje estou de volta, e vou falar sobre o Grupo D, que conta com o Barcelona, da Espanha, Panathinaikos, da Grécia, Copenhague, da Dinamarca e Rubin Kazan, da Rússia.
Em minha opinião, esse é um dos grupos mais equilibrados da UEFA Champions League. No decorrer do post, explicarei o porquê.
Barcelona (ESP):
O Barça é a equipe que eu vejo com maiores chances de conquistar uma vaga para a próxima fase. Embora eu tenha dito que esse é o grupo da morte, a classificação do Barcelona para as Oitavas de Final não deve acontecer com muita dificuldade.
Panathinaikos (GRE):
O Panathinaikos é, sem dúvida alguma, o grande candidato para a conquista da segunda vaga, por jogar em uma liga maior do que o Copenhague, que joga na Dinamarca, e o ter um elenco mais preparado do que o Rubin Kazan. Porém, tanto Copenhague quanto o Rubin Kazan não são cartas fora do baralho. Então, pra conquistar uma vaguinha nas Oitavas, vale a pena ralar, e muito!
Copenhague (DIN):
O time dinamarquês entra como um candidato forte, mas não como o principal. Então, acredito que se os dinamarqueses quiserem “beliscar uma vaguinha”, terão que fazer valer o fator casa.
Rubin Kazan (RUS):
O time que assustou o Barça no Camp Nou ano passado corre por fora e deve acabar de mãos vazias por ser a equipe mais fraca do grupo. Mas não duvido que os russos surpreendam, como fizeram no ano passado. Então, quatro candidatos fortes para duas vagas: Grupo da Morte.

11 de set. de 2010

City é surpresa

David Silva ainda é promessa

No início da temporada, com o elenco que montou, o Manchester City era visto como uma possível surpresa por muitos comentaristas e pessoas que estão presentes no dia a dia das equipes e dos torneios ao redor do mundo.
Porém, a partir do momento que o Manchester é cogitado como uma possível surpresa, ele deixa de ser surpresa, pois uma surpresa nunca é esperada. E mesmo assim, o time formado por Tevez, Yaya Touré, David Silva e companhia está conseguindo a proeza de ser uma surpresa.
Com um elenco digno de um time de primeira linha da Europa, Roberto Mancini não conseguiu nada superior a cinco pontos em quatro partidas. Campanha modesta, que torna o City uma surpresa
Já são sete pontos de distância para o líder, e o sonhado título, que poderia vir esse ano vai ficando distante de Manchester (ou não, afinal o United está na briga), embora ainda faltem 34 rodadas. Isso porque demora tempo para ajeitar um time que foi quase que totalmente reformulado e que não vem jogando bem. E é por esse motivo que estou apelando e mudando o meu palpite. Hoje começo a achar que o Chelsea vai ganhar a Premier League com certa folga.

O gol de "El Loco Abreu"

Era um jogo de grande importância para todas as equipes que estão brigando pela Libertadores. Era por isso que eu poderia escrever um post sobre essa partida, mas quando acontece o que aconteceu, não tem como o post ser sobre outra coisa senão o GOLAÇO do Loco Abreu.
Vou me limitar a falar sobre o gol, que foi, sem dúvida alguma, um dos mais bonitos que eu já vi em toda a minha vida.
Já haviam se passado os 45 minutos do segundo tempo, e com um empate o Botafogo cairia uma colocação. Porém, “El Loco Abreu” mostrou que além de louco é ótimo centro-avante fazendo uma jogada de futsal.
Abreu dominou a bola com certa dificuldade, mas consertou tudo ao dar um “mini-chapéu” no goleiro santista, em um espaço realmente pequeno, lembrando o futebol de salão, e concluindo com perfeição para dar a vitória ao time carioca e garantir a terceira colocação.
Além do golaço, o que me chamou a atenção foi que ele não comemorou o gol, apenas saiu andando. Acredito que ele deva estar bravo com Joel por, após a volta da Copa do Mundo, não estar sendo utilizado como titular.
Agora resta esperar o que o Joel vai fazer no próximo jogo. Loco Abreu será titular??? Em minha opinião, merece!!!


8 de set. de 2010

O que esperar do segundo turno do Brasileirão?

Metade do Brasileirão já se passou. Então, baseando-se nos elencos e no momento das equipes, além, é claro, da tabela, fiz uma lista do que podemos esperar do segundo turno do Brasileirão.
Vale a pena ressaltar que isso tudo é minha opinião, e que se você não concordar, comente falando o que você acha que acontecerá de diferente. 
  • Para começar, podemos esperar uma briga acirrada no topo da tabela entre Fluminense e Corinthians (não acredito que outro time qualquer entre na disputa);
  • Podemos esperar também um Corinthians cada vez mais forte, com grandes chances de se sagrar Campeão Brasileiro em pleno Centenário;
  • Santos e Inter devem “boiar” no segundo turno, proporcionando, ao final do torneio, apenas um G4, não um G6, como está acontecendo hoje. Ou não;
  • Cruzeiro, sem mando de campo (o Mineirão está em reforma), pode acabar se complicando e perdendo a vaga para a Libertadores, embora eu ache que isso não deva acontecer ;
  • O Atlético Paranaense deve, enfim, brigar pela Libertadores (faz tempo, hein?!);
  • O tricolor paulista deve, finalmente, ficar sem a Libertadores, provando que não existe time soberano no Campeonato Brasileiro, e que por isso pode ser considerado o campeonato mais equilibrado do Mundo;
  • Devemos ver um Ceará despencando na tabela, caindo para a Série B (o que é uma pena, já que assim, se nenhum nordestino subir da Série B, o Brasileirão ficaria limitado a apenas três regiões do Brasil: Sul, Sudeste e Centro-Oeste);
  • Dois goianos devem cair para a Segunda Divisão. Caso isso se confirme, o Goiás e o Atlético instalariam uma crise maior ainda no futebol nacional (só Sul e Sudeste teriam vagas na Série A, caso nem o Bahia, nem o Náutico e o Sport subam);
  • Podemos esperar um Grêmio em ascensão no campeonato, porém sem brigar por Libertadores;
  • Confirmando a idéia de que todo ano um grande cai, o Galo pode sim marcar presença na Segunda Divisão do ano que vem;
  • O pequeno Grêmio Prudente deve brigar lá embaixo também;
  • Uma crise deve se instaurar no estado de Goiás (Goiás, Atlético Goianiense e Vila Nova estão caindo no momento);
  • E, para não fugir do costume, muita troca de treinador.

Não imaginava que seria tão fácil

Lucas e Pato fizeram os gols da Seleção, além de Fernadinho

Ontem o Brasil jogou seu segundo jogo com o comando de Mano Menezes. A partida foi contra o Barcelona B, que na teoria é um bom time, se levarmos em conta que a suprema maioria dos jogadores do time principal do Barça vem do time B (até mesmo Messi, que não é espanhol, não começou no time A).
Porém, como o segundo time do Barcelona joga a Segunda Divisão do Campeonato Espanhol, ele jogou com o time reserva. Ou seja, todas as jovens promessas do time catalão ficaram no banco descansando. E o resultado disso foi um 3 a 0 com certa facilidade, o que eu realmente não imaginava que aconteceria.
Achava sim que o Brasil venceria pela falta de experiência dos espanhóis, mas com um placar menos dilatado (isso porque eu achava que o Barcelona B jogaria com o time titular). Então, não sei se o Mano Menezes pôde aproveitar tanto assim o amistoso, mas é sempre bom vencer, por mais que o time não seja dos melhores.
Fico muito feliz também pelo Pato, que finalmente se encontrou na Seleção Brasileira. Ele certamente dará bons frutos para a seleção do Mano, pelo menos nos próximos anos.  

1 de set. de 2010

O passado é brilhante, o futuro promete

Um dos clubes mais vitoriosos do Brasil comemora hoje 100 anos, e mesmo torcendo para o Palmeiras no estado de São Paulo, tenho que reconhecer toda a história e tradição que envolve o Corinthians.
Então por isso estou escrevendo esse post, parabenizando todos os que fazem parte dessa história.
Parabéns...
... ao Corinthians, pelo 100º aniversário da história;
... à torcida em geral, que sempre sem mostrou presente nos momentos de glórias e de tristezas;
... à Fiel em especial, que há mais de 40 anos se mostra, sem dúvida, uma das mais apaixonadas do Brasil;
... aos ídolos de toda a história, que ajudaram a fazer os 100 anos de história do Coringão;
... ao presidente Andrés Sánchez, que soube dar a volta por cima após o rebaixamento e no ano do centenário briga por título do Brasileirão, com um timaço;
... à todos que fazem parte dessa bela história.
E que venham mais 100!!!