31 de ago. de 2010

Analisando os grupos da UEFA Champions League - Grupo C

Ontem, não pude postar sobre o Grupo C da UEFA Champions League. Então, postarei hoje sobre o grupo que conta com o Manchester United, da Inglaterra, o Valencia, da Espanha, o Glasgow Rangers, da Escócia, e o Bursaspor, da Turquia.
Manchester United (ING):
É, sem dúvida, a grande equipe do grupo, e deve passar de fase com certa tranquilidade. Não espero nenhuma surpresa nesse grupo, o que acabará sendo até meio chato, pois não vejo nenhuma chance de não classificação por parte do Manchester. Então a briga fica mesmo pela segunda vaga.
Valencia (ESP):
Se tivesse conseguido manter o elenco do ano passado, o Valencia poderia oferecer resistência ao Manchester United, mas as perdas do David Villa e do Silva devem prejudicar um pouco a equipe espanhola, que em minha opinião passa de fase, mas não vai muito longe na Liga.
Rangers (ESC):
Muito tradicional na Escócia, o Glasgow Rangers entra na UEFA Champions League para disputar a segunda vaga com o Valencia. Porém, por jogar em uma liga menor, acho que a equipe escocesa deve ficar sem a vaga. Mas a disputa deve ser bem disputada, assim causando um pouquinho de emoção no grupo.
Bursaspor (TUR):
Não conheço muito bem a equipe do Bursaspor. Não acredito que chegue a levar algum perigo ao United, e também não acredito que leve a segunda vaga do grupo. Porém, não deve ser uma equipe fraca. Afinal, tirou a vaga do Fenerbahce, do Besiktas e do Galatasaray, já que a Turquia libera apenas uma vaga para a UEFA Champions League, e o classificado foi ele.   

28 de ago. de 2010

Analisando os grupos da UEFA Champions League - Grupo B

O Grupo B da UEFA Champions League é, em minha opinião, o "Grupo da Morte" do torneio nas temporadas 2010/11. Isso porque, mesmo sem nenhuma grande equipe, não temos como saber que vai se classificar para a próxima fase, ao contrário de outros grupos (por exemplo, sabemos que o Barcelona passa de fase, que o Real avança no torneio, assim como o Chelsea, mas nesse grupos, os times são muito semelhantes).
Lyon (FRA):
É a maior equipe do grupo (tanto que é a cabeça de chave, mas terá que jogar 100% do que joga habitualmente para poder passar de fase sem maiores problemas. Eu, particularmente, acredito que a equipe não deve passar de fase, pois não tem mais a equipe bem preparada de alguns anos atrás, e assim amargará um terceiro lugar no grupo.
Benfica (POR):
Acredito que o Benfica passará de fase na primeira colocação, pois tem um elenco bem montado e talvez leve uma ligeira vantagem com relação aos demais times do grupo, mas não tem nada garantido. Qualquer tropeço e a vaga passa para o Schalke ou para o Lyon, que são equipes fortes.
Schalke 04 (ALE):
Tem um bom grupo, e vem ainda melhor com as chegadas de Huntelaar e Raul, e deve acabar em segundo lugar do grupo. Não acredito que perca a vaga para o Lyon, mas esse é um grupo muito forte, e por isso todo cuidado é pouco. Se o time que veste azul conseguir fazer valer o mando de campo, já que ele é muito forte em casa, ele certamente passará, porém em um torneio desse nível o mando de campo às vezes não quer dizer nada.
Tel-Aviv (ISR):
Não conheço nada da equipe israelense, mas não precisa saber muito dela para entender que uma equipe que joga em Israel, onde não tem um campeonato muito competitivo, não vai vai se dar bem na competição. Se bem que essa equipe, que tende a ser a equipe mais fraca do grupo, pode ter um papel fundamental, já que com qualquer ponto que ele ganhe ela estará tirando ponto de algum dos três que disputam pra valer uma das duas vagas.   

Pra que insistir???

Hoje, no Pacaembu, o Santos venceu o Goiás, que continua na lanterna.
Nessa partida, Neymar voltou a perder um pênalti. Dos últimos oito pênaltis que ele bateu, cinco não entraram. E a culpa é de quem, se considerarmos que o meia-atacante vem batendo muito mal os pênaltis e que, ao mesmo tempo, Dorival se mostra tranquilo quanto ao batedor?
Bem... Em minha opinião todos são culpados: Dorival Júnior, o treinador, e Neymar, o cobrador das penalidades.
Dorival é um dos culpados pois, ao ver que o meia-atacante santista vinha perdendo tanto pênaltis, ele deveria ter conversado com o jogador e imediatamente trocado o batedor.
Porém, Neymar também é culpado, pois se ele está batendo pênaltis, ele quer batê-los. Então, ele que os converta ou peça pra sair. Acho que não é dever dele, por ser um grande jogador, bater penalidades. Quantos grandes jogadores não batiam penalidades por não acharem que batiam tão bem?
Vale a pena ressaltar que, em entrevista concedida hoje, o treinador santista afirmou que já está pensando em um novo cobrador para substituir Neymar, que é ótimo jogador, mas não se dá muito bem ao cobrar pênaltis.

Elias estraga festa de aniversário do Palmeiras

Elias, à direita, marcou três e estragou festa palmeirense
Na última quinta feira, dia 26, o Palmeiras completou 96 anos. Para comemorar a data, a torcida lotou o Pacaembu para ver o confronto contra o então lanterna Atlético Goianiense.
Porém, a torcida, que não parou de cantar sequer um minuto do jogo, não saiu muito feliz com o resultado. O Palmeiras perdeu pelo placar de 3 a 0, com três gols de Elias, que enfim mostrou o futebol que pode apresentar, e que muito esperavam.
O Palmeiras começou um pouco melhor, mas não conseguia furar a forte defesa do time goiano. Aliás, essa foi a tônica do primeiro tempo: forte domínio da posse de bola pelo lado do Palmeiras, e contra-ataques em velocidade pelo lado do time visitante.
E foi em uma jogada de velocidade por parte do Atlético que surgiu um pênalti. Elias bateu e abriu o placar. Após o primeiro gol, o Palmeiras confundiu pressa com velocidade, e passou a errar muitos passes, originando mais contra-ataques, originando gols. Ainda no primeiro tempo, o Atlético Goianiense marcou mais um, novamente com Elias.
Segunda etapa chata, e no fim da partida, novo contra-ataque goiano, em novo gol de Elias, que enfim mostrou bom futebol.
Queria dar os meus parabéns ao Atlético, que deixou a última colocação, e à torcida palestrina, que mesmo com a derrota desanimadora, terminou a partida cantando o hino palmeirense.

26 de ago. de 2010

Analisando os grupos da UEFA Champions League - Grupo A

Hoje foram sorteados os grupos da UEFA Champions League, o principal torneio de clubes do Mundo. Por isso, a cada dia, falarei sobre um dos grupos do torneio, falando de cada equipe individualmente, apontando os favoritos, as zebras, os melhores elencos, etc.

Hoje, vou falar sobre o Grupo A, que tem a presença da Internazionale, da Itália, Werder Bremen, da Alemanha, Tottenham, da Inglaterra e Twente, da Holanda.
Internazionale (ITA):
Em minha opinião, é a favorita à conquista de uma vaga para as Oitavas do torneio, mas o grupo é bastante complicado. Então, se os italianos não jogarem 100% do que podem jogar, podem acabar se complicando e ficando com um segundo lugar no grupo. Acredito que a Inter se classificará em primeiro lugar, mas vale a pena tomar cuidado, pois o grupo é difícil, e todo cuidado é pouco.
Werder Bremen (ALE):
Hoje, o elenco do Werder não é mais tão forte quanto o elenco de alguns anos atrás, mas ainda tem uma camisa de muito peso e tradição. É o melhor time do grupo, depois da Internazionale. Alguns dizem que o Tottenham é melhor, mas isso é opinião, e eu acredito que time alemão é melhor e deve se classificar, porém com muita dificuldade.
Tottenham (ING):
Tem um elenco bom, e provou isso ao sufocar o City há menos de um mês. Porém, eu acredito que o time britânico não se classifique por falta de experiência e de camisa. Se bem que a briga pela segunda vaga do grupo vai ser acirrada, e não descarto uma ótima atuação dos ingleses. Quem ganha, certamente, será o público, com essa disputa bastyante interessante que deverá acontecer.
Twente (HOL):
Correndo por fora, porém com um time não menos interessante, vem o Twente. É um bom time, e pode se aproveitar do fato de aparecer como suposta zebra para surpreender e beliscar uma vaguinha. Acho que não se classifica, mas vale a pena ficar de olho no time holandês.
Acredito que esse, ao contrário do que alguns dizem, seja o Grupo da Morte. As quatro equipes têm chances de classificação, e por isso acho que esse grupo deva nos dar muitas emoções. Apenas reforçando, acho que a Inter deve se classificar em primeiro, o Werder Bremen e o Tottenham devem brigar pela segunda vaga e o Twente corre por fora, porém, eu não o colocaria como “carta fora do baralho”.

25 de ago. de 2010

Tá faltando a torcida!!!

Imagens como essa não se vêem em Joinville

No início do ano, quando o Coritiba sofreu a punição pela invasão de campo, no Couto Pereira, eu havia dito que a equipe iria fazer um ano pífio, e queimei a língua. Afinal, o Coxa foi Campeão Paranaense e vinha como líder da Série B.
Nos últimos dias, porém, as minhas palavras têm começado a fazer sentido. Não digo que o ano seja pífio, mas o Alviverde começa a enfrentar uma pequena crise (e pelo motivo mais óbvio, a falta da torcida).
O Coritiba vinha tranquilo até demais, pois era líder e vencia todas as partidas que disputava. Porém, após perder de 5 a 1, a equipe paranaense deu uma desestabilizada, e ontem voltou a perder, desta vez em casa.
Em minha opinião, a torcida às vezes é muito mais importante do que um treinador. Pudemos ver isso ano passado, com o Flamengo, já que o Andrade nunca foi técnico e, em minha opinião, nunca vai ser. E toda essa importância que tem a torcida não está do lado do Coritiba, que joga sempre fora de casa.
Acho que o Coxa sobe, mas eu posso garantir que todos aqueles que foram fazer a bagunça no Couto não tão nem aí pra isso, não tão nem aí pra se o Coxa sobe ou não, ou se passa por dificuldade por que ELES praticaram o vandalismo.
Acho que o time paranaense tinha sim que ser punido, mas a principal punição deveria ser dada aos torcedores que foram identificados, pois em minha opinião os grandes culpados foram eles, e quem “paga o pato” é o clube, que passa por uma pequena crise, mas que pode ficar maior e tirar a vaga do Alviverde. 

22 de ago. de 2010

Show da torcida atleticana na Baixada

Hoje a torcida atleticana mostrou mais uma vez que é uma das torcidas brasileiras que mais apóia. Foram mais de 23 mil torcedores empurrando o Furacão desde o início da partida.
Já faz muito tempo que o rubro-negro é conhecido por ter uma torcida fanática, e faz muito tempo também que essa mesma torcida fanática é conhecida por seus mosaicos. Hoje foi feito o maior mosaico da história da Arena da Baixada, que ocupou toda a Arena da Baixada. Gostaria de parabenizar a torcida atleticana pelo espetáculo.

A seguir estão algumas fotos do mosaico, retiradas do site do próprio clube (o engraçado é que as fotos foram tiradas na parte destinada à torcida do Flamengo).

Foto do mosaico na Arena da Baixada
O mosaico ocupou todo o estádio

Parabéns atrasado ao Inter

Giuliano pode ser opção para a Seleção Brasileira de Mano

Na última quarta-feira, dia 18, o Internacional foi bicampeão da Libertadores da América. Porém, mesmo tendo vencido por 3 a 1, o inter, em certo momento da partida, fez seus torcedores roerem as unhas. Eu achei que os meus parabéns seriam dados ao Chivas.
Nesse post, não vou falar sobre o jogo em si, e sim sobre o título do Inter e o que isso causa no futebol brasileiro.
Embora eu não torça para o Internacional, fiquei feliz pelo título do Colorado e, principalmente, pelo surgimento de mais uma opção para o treinador da Seleção Brasileiro, Mano Menezes. Giuliano já havia aparecido bem no Paraná Clube, mas vem jogando melhor ainda no time do Rio Grande do Sul.
O trabalho do Mano de construir uma seleção jovem, convenhamos, se torna cada vez mais fácil. Além dos garotos do Santos, Mano tem como opção mais alguns jogadores na Europa e agora Giuliano.
Essa, que foi mais uma grande conquista do Internacional, só não foi boa para o Campeonato Brasileiro, que perde uma grande equipe na luta pelo título, já que o Internacional não deve mais levar o Brasileirão tão a sério (provou isso ao empatar em casa com o Atlético/GO).
Muitos acham que, com esse título do Colorado, o Brasileirão perde uma vaga da Libertadores. Só para esclarecer, o Campeonato Brasileiro só perde vaga na Libertadores caso o Campeão da Sul-Americana seja brasileiro, o que não é difícil de acontecer. 

20 de ago. de 2010

Primeira Rodada do Campeonato Inglês

Começou no sábado, dia 14, a Primeira Divisão do Campeonato Inglês. Foram muitos jogos bons, com algumas surpresas, algumas goleadas. Então, como não vi todos os jogos da Primeira Rodada, vou falar de cinco partidas que eu separei e que, em minha opinião, foram as melhores.
Tottenham Hotspurs 0 X 0 Manchester City
Esse era, ao menos para mim, o duelo mais esperado da Primeira Rodada da Premier League. As duas equipes certamente vão brigar por vaga na UEFA Champions League. Por jogar em casa, eu já esperava um domínio dos Spurs (vale lembrar que o City é velho freguês do Tottenham).
Embora o Manchester City tenha criado boas oportunidades, os Hotspurs foram melhores durante toda a partida e mereciam ter saído com a vitória. Porém, a equipe de Manchester contava com o goleiro Joe Hart, que fez belas defesas e assegurou o empate.
A partida, que já era importante para o torneio, chamou mais ainda a atenção pela atuação do jovem goleiro.
Wigan 0 X 4 Blackpool
O Blackpool fez a sua estréia na Premier League, e eu, particularmente, pouco esperava dos “caçulas” da Inglaterra. Porém, O Blackpool fez nada mais nada menos do que quatro gols fora de casa. Claro que essa goleada não significa que eles vão passear no torneio e pegar uma vaga na Champions, mas serviu pra mostrar que não são bobos.
Eu fiquei muito feliz pela vitória, por serem estreantes, mas continuo não esperando muito da nova cara do futebol inglês. O próximo confronto do Blackpool é contra o arsenal, e o Wigan tenta se recuperar contra o Chelsea. Tarefinha difícil, hein?!
Chelsea 6 X 0 West Bromwich Albion
O Chelsea goleou o West Brom em sua estréia na Premier League 2010. Foram nada mais nada menos do que 6!!! Resultado pra deixar a equipe que acabou de subir da Segunda Divisão bastante preocupada, embora seja início de campeonato. Já o Chelsea deve brigar pelo título.
Liverpool 1 X 1 Arsenal
Havia uma grande preocupação com relação à apresentação do Liverpool em 2010, já que este foi muito mal em 2009. E para tentar convencer a torcida de que esse ano as coisas seriam diferentes, simplesmente um adversário como o Arsenal.
O time da terra dos Beatles se saiu muito bem, mas deixou de ganhar a partida nos acréscimos, quando o goleiro Reina fez contra. Esse ano eu boto fé no Liverpool... e no Arsenal.
Manchester United 3 X 0 Newcastle
O Newcastle, time com grande torcida no Brasil, voltou à elite do futebol inglês. A volta foi contra o Manchester United, e o resultado foi desastroso: 3 a 0.

O Manchester deve brigar pelo título e o time alvinegro deve “boiar” no meio da tabela. A partida em si foi boa, mas esperava um Newcastle mais competitivo. Porém, os Toons ainda tem todo o campeonato para se recuperar. Boto fé... 

16 de ago. de 2010

Sobre a novela que envolve o meia-atacante Neymar...

Neymar protagoniza uma "novela" ao receber propostas do Chelsea
Já faz algumas semanas que o meia-atacante Neymar, do Santos, vem recebendo propostas do Chelsea, time britânico.
A última oferta do clube da Inglaterra foi de 46 milhões de reais, o que em minha opinião é um valor médio se considerarmos todo o futebol que o garoto vem apresentando. Porém, o Chelsea já divulgou que vai botar 68 milhões de reais na mesa para levar o meia-atacante santista para a Inglaterra.
Agora com esse valor, convenhamos que é uma grana boa, se considerarmos que Villa, que é muito mais experiente e em minha opinião é melhor jogador, faturou 90 milhões de reais para os cofres do seu antigo clube. Com o dinheiro que receberia, o Santos poderia montar um elenco bem fortinho para a Libertadores do ano que vem.
Agora, parando de falar um pouco de valores e de dinheiro, eu vejo lados positivos e negativos para o Neymar com sua saída da Vila Belmiro.
Para começar eu vou falar sobre os lados negativos. E esse exemplo que eu vou dar esteve bem perto dele. O Robinho foi para a Europa com 21 anos (três a mais do que a idade atual de Neymar) e não foi tão bem no Real Madrid como foi no Santos, muito por causa da falta de experiência.
Esse é um risco que o meia-atacante do Santos corre. Ele pode ir mal por falta de experiência ou até mesmo esquentar um banquinho na Inglaterra. Claro que El também pode arrasar no Chelsea, mas acho que isso seria muito mais provável de acontecer se ele terminar o ano no Santos, jogar a Libertadores, assim ganhando experiência e quando completar 20 anos ir então para a Europa.
Porém, existem lados positivos. E são muito mais lados positivos do que negativos. O primeiro deles é que a visibilidade na Europa é muito maior. Outro aspecto é que o dinheiro chega em maior quantidade.
Os torneios que ele disputaria na Europa tem são muito melhores e a chance de garantir vagas nas convocações da Seleção Brasileira, em minha opinião, é maior na Europa, no Chelsea.
Se eu fosse ele, esperaria mais um ano para arrumar as malas rumo à Europa, mas tenho certeza que ele vai esse ano m0esmo. O presidente do Santos sabe que é difícil brigar com um time muito mais rico por um jogador, e quer apenas faturar um pouco mais com o garoto, o que eu acho meio difícil. Villa, que é muito mais experiente e em minha opinião é melhor jogador, faturou quase 90 milhões de reais para os cofres do seu antigo clube. Então convenhamos que 68 milhões está de bom tamanho para o time brasileiro.
Essa é a minha opinião sobre a novela que envolve o Neymar. E você? Acha que o Neymar deveria ir? Deveria ficar? Quando deve ir? 

15 de ago. de 2010

Aos poucos, se forma a Zona de Rebaixamento do Brasileirão

Hoje já é possível fazer uma lista dos possíveis rebaixados no Campeonato Brasileiro. Levando em consideração os elencos, o momento no campeonato e a atual pontuação, eu separei oito possíveis rebaixados para a Série B.
Então lá vai a minha lista, por ordem alfabética, com todas as equipes e com todos os motivos pelos quais eu coloco essas equipes como candidatas ao rebaixamento. Eu acredito que os quatro rebaixados saiam dessa lista.

Atlético Goianiense: De todas as equipes da lista, é a que tem o elenco mais limitado e, minha opinião, a que tem mais chances de terminar o Brasileiro em último lugar. Os principais motivos são o fraco elenco, os poucos pontos até o momento e a falta de torcedores ao redor do Brasil, o que eu acho que pode prejudicar a equipe em momentos decisivos.
Atlético Mineiro: Ao contrário do Grêmio, que também está afundado na tabela, o Galo não tem um elenco forte. Tem um elenco bom, mas é pequeno, o que pode complicar a equipa na hora que o Brasileirão começar ter dois jogos na semana. Porém, é claro que ele não estaria na lista se não estivesse mal na tabela. Não creio que o Galo caia, por ter equipes piores, mas as chances existem.
Atlético Paranaense: Os motivos são praticamente os mesmos do Atlético Mineiro. Tem um elenco bom, mas não tão grande quanto o necessário para uma competição de pontos corridos. Acho que não deve cair, pelo fato de crescer com a torcida nas horas necessárias, mas tem chances, e por isso está na lista...
Ceará: Começou muito bem o Campeonato Brasileiro. Porém, a equipe cearense vem despencando na tabela, e acho que não está na lista à toa. Deve ser um dos quatro rebaixados pela falta de elenco de qualidade.
Goiás: Está muito mal na tabela, mas acho que deve se livrar do rebaixamento, muito pela presença de Rafael Moura, que já livrou o Atlético Paranaense do rebaixamento em 2008, no elenco. O elenco não é forte, mas o dos concorrentes também não é, e por isso deve ficar fora do Z-4 ao final do Campeonato Nacional.
Grêmio Prudente: É um grande candidato ao rebaixamento, por ter um elenco muito fraco e pela ausência de torcedores pelo Brasil, sendo caracterizada, então, a falta de apoio em jogos decisivos, o que faz muita diferença.
Guarani: Outro grande candidato ao rebaixamento. No início do campeonato, eu não o colocava como uma das equipes mais fracas do torneio por ter a presença do atacante Roger, mas como este foi embora para o exterior, o Guarani fica muito fraco e deve cair.
Vitória: Tem um bom elenco, e agora com a chegada do Henrique, que veio do São Paulo, deve melhorar ainda mais ainda. Porém, pela falta de pontos até o momento, está na minha lista dos principais candidatos à queda para a Série B.

Como vocês devem ter percebido, as minhas principais apostas para o rebaixamento são o Atlético Goianiense, o Ceará, o Grêmio Prudente e o Guarani. Desses, apenas o Grêmio Prudente não subiu da Série B esse ano, o que prova que as equipes que subiram da Segunda Divisão são muito fracas, e apenas o Vasco deve ficar na Série A com certa tranqüilidade. 

Tá na hora de mudar

Carpegiani vem errando constantemente ao escalar o Furacão

Muitas vezes, determinado treinador faz tudo o que tem que ser feito, porém os resultados não vêm. Em minha opinião, esse era o caso do Felipão. Porém, com o treinador do Atlético Paranaense, Paulo César Carpegiani, esse não é o caso.
O Furacão tem um elenco bom e grande. Não é ótimo, mas dá para enfrentar de igual pra igual boa parte das equipes da Série A. E mesmo com esse elenco, o treinador atleticano vem perdendo jogos que poderiam ser perfeitamente vencidos.
Na volta da Copa, Carpegiani perdeu dois jogos seguidos, um para o Cruzeiro em casa, e outro para o Vasco, fora. Porém, esses jogos foram dados como perdidos por causa da arbitragem, então eu não culparia o treinador pelas derrotas.
Depois, foram duas vitórias, contra Santos e Goiás (a primeira em casa e a segunda no Serra Dourada), e novamente derrota. Dessa vez, Carpegiani, em minha opinião, foi o responsável pelo fracasso.
O jogo foi contra o Fluminense, e o Atlético fez um primeiro tempo melhor, mas terminou a primeira etapa perdendo. No segundo tempo, Paulo César fez uma série de substituições que demoraram um pouco para serem entendidas pelos jogadores. Nesse tempo de adaptação dos jogadores com o novo esquema tático, o Furacão sofreu dois gols, que decretaram sua derrota.
Depois, na partida contra o São Paulo, em casa, o treinador voltou a errar, ao trocar Guerrón por Mithyuê, o que fez com que o lateral tricolor Júnior César pudesse sair parra o jogo e dar a assistência para o gol paulista.
Ontem, ele também fez algumas substituições de forma precipitada e voltou a perder pontos que poderiam ser conquistados.
Então, como tentei mostrar acima, Carpegiani já interferiu por pelo menos três vezes na equipe de forma precipitada, fazendo-a perder a partida, e quando isso ocorre, acredito que o treinador deve ser substituído. Eu, se pudesse, substituiria o treinador atual por Silas, que está livre no mercado e fez um ótimo trabalho pelo Avaí nos anos de 2008 e 2009.

Enfim, Felipão vence pelo Palmeiras

Felipão conseguiu sua primeira vitória no comando do Palmeiras

Após seis jogos no comando do Palmeiras sem sequer uma vitória, Felipão conseguiu enfim três pontos em uma única partida.
A vitória veio sobre o Atlético Paranaense, e o engraçado é que, mesmo com a vitória, o treinador não deve ter saído de campo completamente feliz, já que foi expulso pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio. Com isso, não foi só ele quem deu a vitória para o Palmeiras, Murtosa também comandou a equipe, em boa parte da Segunda Etapa.
Durante todas essas partidas na qual Scolari não conseguiu bons resultados, o Palmeiras mostrou bom futebol, assim como fez ontem, porém os resultados não saíram. Porém, apesar de ter conseguido um bom resultado ontem no Pacaembu, o treinador da equipe alviverde afirmou que continua envergonhado.
Eu acredito que agora o Palmeiras deva começar, enfim, a vencer. Em minha opinião, o Porco tem um bom elenco, mas precisava de um empurrãozinho, e este veio. Então o time paulista deve crescer a partir de agora e brigar por melhores posições.
Os gols da partida contra o Furacão foram marcados por Danilo, aos 3 minutos do primeiro tempo, e Ewerthon, aos 30 da etapa complementar.

13 de ago. de 2010

Vai começar a Premier League!!

Minha aposta para esta temporada é no Manchester City, de Carlitos Tevez

Nesse sábado começa a Premier League, a Primeira Divisão da Inglaterra, e esse ano promete-se um campeonato agitado, afinal são muitas as atrações.
Como sempre, três das principais atrações são o Manchester United, o Chealsea e Arsenal, que certamente brigarão pelo título. Ao lado dos que hoje são os principais times britânicos, também podemos colocar o City e o Tottenham como candidatos ao título.
Na Inglaterra eu torço pelo Manchester City e esse ano estou bastante confiante com uma ótima campanha por parte da equipe que veste azul. Na primeira partida ele enfrenta, fora de casa, o Tottenham, que deve ser concorrente direto por uma quarta vaga na UEFA Champions League.
Outras grandes atrações são o retorno do Newcastle à elite do futebol inglês e a chegada de um caçula, o Blackpool, que nunca havia participado da Primeira Divisão anteriormente. O Newcastle não deve brigar por título nem nada parecido, mas pelo menos sua imensa torcida aqui no Brasil poderá sentir o gostinho de rever os alvinegros em campo. Já o Blackpool não deve fazer nem cócegas nos grandes clubes ingleses. Eu acredito que o campeonato já começa com um rebaixado, mas torço para que o time novato me faça morder a língua. Se isso acontecesse, poderá ser considerada uma das principais surpresas.
Em minha opinião, são basicamente essas as atrações positivas, mas também temos uma negativa. O Liverpool vem de uma campanha pífia na Premier League, e uma atração fica por parte dele. Os “Reds” conseguirão voltar a ser grandes? Acredito que sim, pois o elenco é bom, mas brigar por título é meio complicado, pois o Manchester United e o Chelsea devem dominar com certa facilidade o torneio, mas nunca se sabe, né?
Para terminar o post, vou palpitar o futuro da Premier League. Acredito que todo o investimento feito no City dê seus frutos, e que os “Sky Blues” faturem o Torneio. Sei que é uma previsão arriscada, mas uma hora ou outra o investimento terá que valer a pena. Então, por que não nesse ano???

Como a Sul-Americana pode ser tão mal organizada???

É incrível como um torneio internacional pode ser tão mal organizado. Podemos perceber essa má organização muito bem se olharmos o caso do Goiás.
Na estréia do Renato Gaúcho no comando do Grêmio, o time esmeraldino venceu o tricolor por 2 a 0 em Porto Alegre e se classificou para a próxima fase da competição. Porém, não faz a mínima ideia de quem será o seu adversário.
O Barcelona de Guayaquil, time equatoriano, enfrentou ontem o clube peruano Universidad César Vallejo, pela Primeira Fase da competição. O próximo duelo entra essas equipes acontece apenas no dia 24 desse mês. Porém, o grande problema é que depois desse confronto, o vencedor ainda terá que enfrentar o Peñarol, time uruguaio.
Com isso, o Goiás ficará mais de um mês esperando o seu adversário. E esse é um problema, se considerarmos que na Libertadores toda a Primeira Fase é completada para que se comece a Fase de grupos, o que caracteriza um padrão a ser seguido pela organização.
 Já na Sul-Americana não existe esse padrão na tabela. Por exemplo, o certo seria que a Primeira Fase acabasse antes da Segunda Fase começar. O que eu não entendo é qual é a dificuldade de montar uma tabela que seja “justa” para todos??? É algo bastante simples, basta separar o torneio por fases. Assim, após uma fase ser completada, inicia-se a próxima.
A Copa Sul-Americana sonha em ser grande. Acredito que ela tenha crescido ao começar a dar uma vaga para a Libertadores, mas é preciso organização para um torneio desse nível crescer ainda mais.
Vale a pena ressaltar que eu não acho que o Goiás vá ganhar ou perder por causa da tabela, mas é uma questão de organização, mas algumas outras pessoas, com ponto de vista diferente, podem achar que a equipe brasileira esteja sendo prejudicada.

Grande Inter!!!

Inter está perto de mais uma Libertadores

11 de agosto de 2010. Um dia para entrar na história do Internacional. Eu mesmo falei aqui no Blog que eu achava que o jogo seria muito difícil, e que todos os problemas que o Inter enfrentaria poderiam  atrapalhá-lo no confronto.
Porém, o Colorado calou todos os que duvidavam de uma vitória no México. O gramado sintético, que poderia jogar contra o Inter, foi neutro e não atrapalhou os gaúchos. A torcida, que era para pressionar o Inter, foi calada pelo mesmo, e o ataque perigoso simplesmente não atacou. Ou melhor, uma vez ele atacou, sim! E fez um gol... Aos 46 do primeiro tempo, quando o Internacional dominava a partida.
Aliás, foi esse o resumo da partida. Um ataque contra defesa por parte do Colorado, com uma torcida apática nas arquibancadas.
No segundo tempo, o “talismã” Giuliano empatou aos 28, e três minutos depois, o General Bolívar desempatou e colocou a primeira mão na taça.
Mesmo que o Fossati diga que o Inter de Celso Roth não mudou muito, acredito que mudou bastante. O elenco continua parecido, mas o Celso deu uma cara nova ao Colorado, que com o técnico uruguaio era um time comum, e por saber que o Inter tem um elenco que pode ser acima do comum, a Diretoria acertou em cheio ao trocar o treinador.
Vale a pena lembrar que o Inter nunca foi eliminado por nenhum time mexicano, em qualquer torneio que fosse, e se essa escrita permanecer sendo cumprida, poderem ter um confronto “Inter X Inter” na final do Mundial Interclubes, já que a Inter da Itália já está garantida no torneio.

12 de ago. de 2010

Será que vai dar certo?!

Renato virou ídolo do Grêmio ao marcar dois gols contra o Hamburgo
Foram mais de 70 gols em quase 150 jogos de Renato pelo Grêmio. Portaluppi jogou seis anos no Grêmio, e virou ídolo da torcida tricolor ao marcar os dois gols da vitória gremista sobre o Hamburgo, da Alemanha, na final do Mundial Interclubes.
Alguns o consideram o maior ídolo da história do clube, outros o consideram um dos maiores “homem-gols” do futebol brasileiro, mas isso tudo não faz tanta diferença, afinal, como ele mesmo diz, o Grêmio contratou o Renato técnico, e não o Renato ídolo.
É inegável que ele como jogador tenha sido ótimo, mas tenho a impressão de que como treinador ele não vai dar muito certo no Grêmio.
Acredito que a equipe gaúcha fez certo ao tirar Silas do comando da equipe, pois ele simplesmente não deu certo no Grêmio, que hoje está na Zona de Rebaixamento. Porém acho que erraram na escolha do substituto.
O Grêmio tem um ótimo elenco, precisa apenas ser bem armado, mas não sei se ele é o homem ideal para armar bem esse time. Por não ser tão experiente (Renato, antes de ir ao Bahia, só havia treinado equipes cariocas), acho que se os resultados não acontecerem ele certamente será pressionado e o trabalho poderá ficar comprometido.
Acho importante a figura que ele representa para o Grêmio e torço para que ele dê certo no comando da equipe, mas a minha desconfiança é grande sobre o trabalho dele! 

11 de ago. de 2010

No fim das contas, ninguém quer a Sul-Americana

São oito as equipes brasileiras na Copa Sul-Americana. E todas essas oito equipes querem ganhar a Sul-Americana como nunca quiseram antes. Nos anos anteriores, as equipes brasileiras costumavam entrar em campo com jogadores reservas para a disputa desse torneio. Já esse ano, muito pelo contrário, times entram com os titulares para disputar vagas nas fases seguintes. Mas por quê?
A resposta é que a partir desse ano a Copa está dando uma vaga na Libertadores do ano seguinte, e times como Atlético Mineiro, Palmeiras e Grêmio, que começaram mal o Brasileirão vêem nesse torneio uma chance de conquistar uma vaga na Taça Libertadores 2011, já que ficar no G-4 do Campeonato Brasileiro já ficou mais difícil.
Tudo isso prova que na verdade os times não querem conquistar a Sul-Americana, e que querem apenas usar o torneio como ponte rumo à Libertadores, assim como acontece com a Copa do Brasil.
Isso tudo na verdade não tem muita lógica. Afinal de contas, um título como a Sul-Americana é muito mais importante do que um Campeonato Estadual, que às vezes é tratado com até mais seriedade.
Além disso, é óbvio que um time não ganha dinheiro apenas com venda de jogadores. O torneio que por alguns times é dispensável, para outros pode ser considerado fonte de renda, pois a cada fase que se avança se ganha mais dinheiro, tanto da organização do torneio quanto dos ingressos que o time venderá com os próximos jogos no torneio.
Então, por tudo o que a Copa Sul-Americana engloba, acredito que as equipes deveriam levar um torneio importante como esse mais a sério, o que faria bem para as equipes, para as torcidas e para o torneio, que cresceria bastante.

A tarefa não vai ser fácil

Adolfo Bautista é o principal jogador do Chivas e pode fazer a diferença
Hoje, às 21:50, o Internacional joga no México contra o Chivas Guadalajara, pela final da Copa Santander Libertadores.
Além de enfrentar um gramado sintético e uma torcida realmente gigante (a torcida do Chivas é a segunda maior do mundo), o Internacional terá que enfrentar um ótimo ataque da equipe mexicana, que conta com os craques Adolfo Bautista, Omar Arellano, Alberto Medina e Edgar Mejía, um quarteto complicado de marcar.
São muitos os obstáculos que o Colorado terá que enfrentar no jogo de ida. Mas mesmo assim, em minha opinião, o Inter terá que fazer o resultado hoje, pois os mexicanos são muito experientes, técnicos e sabem tocar bem a bola, e caso consigam um bom resultado em casa deve segurar bastante o jogo aqui no Beira-Rio, e então o Internacional pode se complicar.
Eu acredito que o Inter deva levar o Caneco, mas não vai ser fácil como muitos acham. Pelo menos um empate será necessário para que o time gaúcho consiga jogar com mais calma o jogo de volta. Caso contrário, o nervosismo e a pressa podem dar o título aos mexicanos.
A chave do jogo de ida está na marcação. O Chivas tem um ótimo elenco, mas os quatro jogadores citados no primeiro parágrafo (Adolfo Bautista, Omar Arellano, Alberto Medina e Edgar Mejía) fazem muita diferença, e se o Inter conseguir neutranizá-los a tarefa será muito mais fácil. Então, de olho neles!!!

O trabalho tem que ser bem feito...

Mano Menezes, atual treinador da Seleção Brasileira  
Como a Seleção Brasileira vai sediar a Copa do Mundo de 2014, já está classificada para a mesma. Isso pode ser tanto bom quanto ruim, depende apenas de uma coisa: o trabalho que a CBF irá fazer com relação aos amistosos que por ventura serão marcados.
O Brasil não enfrentará seleções como Colômbia, Peru ou Venezuela em busca de uma vaga no Mundial, o que em minha opinião é muito bom, pois o Brasil poderá enfrentar, dependendo obviamente do calendário, seleções muito mais fortes, como Espanha, Holanda e Alemanha.
Em menos de um mês, a nossa seleção terá mais duas datas para marcar amistosos. A primeira delas é dia 4 do próximo mês, data na qual três seleções estarão disponíveis para marcar partidas amistosas. São elas a Dinamarca, a República Tcheca e a Suíça.
Dessas três, apenas os tchecos não viajaram para a África do Sul, mas coincidentemente eu acredito que essa seja a seleção mais indicada para uma partida contra o Brasil. Isso porque a Suíça não tem um elenco dos mais fortes, e a Dinamarca, embora tenha um bom grupo, não tem tantos talentos individuais como a República Tcheca.
A seleção tcheca conta com jogadores muitos jogadores jogando em grandes centros futebolísticos do Mundo. Alguns jogam na Itália, caso de Jankulovski, atualmente no Milan, ou então na Inglaterra, caso de Peter Cech, que joga no Chelsea, e alguns outros ainda jogam em países como a Alemanha, França, Espanha e Rússia.
São muitos os jogadores experientes na seleção, e poderia ser um embate duríssimo para o Brasil, um ótimo teste para a Seleção de Mano.
A outra data que o Brasil possui é no dia 8, e Espanha e País de Gales estão livres. Eu acredito, assim como quase todo mundo, que a Espanha seria muito mais complicada, porém País de Gales poderia ser complicado também, já que a seleção galesa dispõe de Giggs, do Manchester United.
Com esse post quero apenas mostrar que o fato do Brasil não participar das eliminatórias pode ser muito bom se a CBF souber usar bem as datas disponíveis, e chegar ao Mundial de 2014 muito melhor preparado do que chegou ao Mundial desse ano.