![]() |
Dani Jarque morreu falando com a namorada no telefone |
Dia 18 desse mês, um clássico marcou a 16ª rodada do Campeonato Espanhol. O Espanyol recebeu o Barcelona no Clássico da Catalunha. O Barça goleou de novo, e tirou e invencibilidade do time azul e branco jogando em casa. Já os azul e grená permaneceram com 100% de aproveitamento fora de casa: oito jogos, oito vitórias.
Jogo bom, Barcelona envolvente com seus passes, como de costumes, mas não foi isso o que me chamou a atenção na partida, que eu só tive a oportunidade de assistir hoje.
Eu não sabia que ano passado o Espanyol havia perdido um jogador. Daniel Jarque Gonzalez morreu de parada cardíaca falando com a namorada em agosto de 2009. Isso já toca bastante, mas a questão é que lá isso é lembrado todo dia, todo jogo deles.
Quando Iniesta fez o gol do título da Copa do Mundo pela Espanha, ele, que já havia trabalhado com Dani Jarque na base da Espanha, tirou a camiseta da Seleção Espanhola e mostrou uma camiseta lembrando o amigo.
Mesmo jogando no rival, Iniesta foi aplaudido pela atitude ao entrar no estádio adversário. Não sei vocês, mas eu não costumo ver sempre um jogador ser aplaudido de pé pelos torcedores rivais ao entrar e sair de campo. Placas lembravam o meia do Barcelona, com dizeres como “Gracias, Iniesta”.
![]() |
Iniesta lembra do amigo ao fazer gol na Copa da África |
Depois, aos 21 minutos de jogo, todos os torcedores se levantam e ficam um minuto inteiro aplaudindo. Depois fui descobrir que 21 era o número na camiseta do zagueiro falecido, e que todos os torcedores se levantam e aplaudem em todas as partidas.
Isso significou bastante pra mim, pois as saudades daquele jogador fazem um jogador de uma equipe rival, em uma final de Copa do Mundo, lembrá-lo através de uma camiseta. Fazem também uma torcida fanática aplaudir o rival que teve essa atitude belíssima. Ainda fazem os torcedores ficarem um minuto inteiro, todo jogo, aplaudindo o falecido jogador.
É... Enquanto uns brigam em campo ou nas arquibancadas, outros mostram que o futebol pode ser muito prazeroso. E com certeza é esse tipo de atitude que deve ser mostrada nos estádios, sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário